Quando o assunto é sexo por sexo, os homens mais jovens costumam se preocupar apenas em ter uma boa ereção e um orgasmo da hora. É ou não é? Mas chega uma hora em que os meninos viram homens e, algum dia desses, você vai querer ter um filho. É ou não é? O que você não sabe é que quando essa hora chegar, você pode ter uma grande dor de cabeça: a infertilidade.
Pensando nessa preocupação de alguns homens, o Instituto Sapientiae e a Fertility, realizaram um estudo que mostrou forte impacto negativo do cigarro, do álcool e da alimentação desregrada na qualidade do sêmen. Estar muito acima do peso e comer muita carne vermelha também podem aumentar muito a dificuldade dos que querem ter filhos. Ao todo foram entrevistados e analisados 250 homens, que foram submetidos a técnicas de fertilização assistida.
“Chegamos à conclusão de que o hábito de fumar e o consumo elevado de álcool geram um impacto negativo na fertilidade masculina. Essas substâncias aumentam o estresse oxidativo sistêmico, empobrecendo a qualidade do esperma”, revelou Edson Borges, especialista em Reprodução Humana. Quanto ao consumo de carne vermelha, o médico aponta que os efeitos negativos se devem aos xenoestrogênios e esteróides anabolizantes presentes nas carnes industrializadas.
Mas, tudo isso é reversível, pois os efeitos não são crônicos, e sim reflexos desses maus hábitos. “Além de reorganizar os hábitos do paciente, é indicado o consumo de grãos e frutas para elevar a qualidade do esperma durante o tratamento de fertilização assistida. Nossos resultados, inclusive, sugerem que não só o homem, mas o casal deve ser bem informado sobre os efeitos do estilo de vida sobre o sucesso do tratamento”, aponta Borges. É recomendado todo um trabalho de conscientização e, quando necessário, acompanhamento psicológico para se reverter esta situação.
Então, se você faz tudo errado e acha que não “dá nada”, lembre-se que na hora de ganhar um herdeiro seus hábitos podem lhe gerar grandes dificuldades.