Não importa o quão severas se tornem as leis que buscam inibir o hábito de ingerir álcool e dirigir, vez ou outra, quase todo mundo acaba acaba burlando-as, até sem segundas intenções. Quem nunca se convenceu a dirigir após o consumo de álcool usando dos seguintes argumentos: “só foi um chopinho”; “apenas uma taça de vinho”; “só uma dose de uísque”. Embora uma parcela considerável das pessoas não fique bêbada após a ingestão de uma única dose de álcool, lei é lei e devemos cumpri-la. Ponto.
Pensando nisso, e com objetivo de fazer os motoristas - principalmente os mais jovens - a pensarem duas vezes antes de dirigir depois de consumir álcool, A Fiat está desenvolvendo um projeto em parceria com a Isobar chamado Fiat Safe Key.
A Safe Key é a primeira chave de carro do mundo que tem a intenção de salvar vidas. O produto, que por enquanto é um protótipo, consiste em uma chave-canivete especial com bafômetro integrado. Para abri-la, o usuário deve sopra-la. Em menos de um segundo, ela analisa as partículas do sopro do motorista e só libera a chave do carro caso não sejam identificados traços de álcool.
Além de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de suporte: quando constata traços de álcool no sopro do usuário, o dispositivo se conecta ao smartphone do motorista via Bluetooth low energy, abre um aplicativo de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado. E, para garantir a duração da bateria por mais de um ano de uso, o sopro do motorista é o que liga a Fiat Safe Key.
Embora a Safe Key não seja a solução de todos os problemas, é uma nova iniciativa que busca preservar a vida das pessoas, não apenas do motorista, mas de todos aqueles possíveis alvos de um condutor embriagado. Segundo Fred Saldanha, Chief Criative Officer da Isobar Américas, a ideia é que dentro de alguns anos a Safe Key se torne um produto de segurança obrigatório para todos os carros.
Mesmo sendo apenas um protótipo, o caráter inovador do projeto já teve reconhecimento internacional: foi o único case brasileiro a figurar na seleta lista de finalistas do Innovation Lions, competição de inovação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes realizado anualmente na França.
Sobre Marcel Costa
Amante do bar, da música e da literatura. Mais retardado que fantástico.
Toca tão mal quanto escreve. Acredita que no final do dia é tudo por ela.
[+] Artigos de Marcel Costa
Amante do bar, da música e da literatura. Mais retardado que fantástico.
Toca tão mal quanto escreve. Acredita que no final do dia é tudo por ela.
[+] Artigos de Marcel Costa