* Conteúdo patrocinado por Gillette Mach3 Sensitive.
Perdidão.
É assim que a maioria dos homens se sente ao passar o crachá pela portaria da nova empresa em seu primeiro dia de trabalho, dia esse que pode transformar a sua vida para sempre. Que atire o primeiro copinho de café aquele que não teve a preocupação de ser discreto e ao mesmo tempo querer impressionar, de estar vestido de acordo com o dress code da nova companhia, de saber se vai se enturmar, fazendo aquele sorriso carente e meio amarelado de “quer-ser-meu-amigo?”...
No primeiro dia de trabalho na firma pode acontecer de tudo. Esse momento click, com certeza, vai marcar sua vida e transformá-la. O mundo não será mais o mesmo e você viverá outras experiências, ainda desconhecidas. Por isso, a dica inicial é tentar não chegar muito cedo, mesmo que não tenha nem dormido à noite por causa da ansiedade de começar a vida nova – você corre o risco de não ter ninguém para recebê-lo. Já pensou ter que ficar sentado numa cadeira esperando as pessoas baterem o cartão? Chegar pontualmente vai garantir que seus novos colegas já estejam trabalhando no local, o que vai diminuir o constrangimento.
Aliás, ao começar numa empresa nova você praticamente reza para alguém fazer o papel de “padrinho”, lhe dar as coordenadas iniciais e bancar o anfitrião, apresentando-o para todo mundo. Dica: essa pessoa pode ser o contato da sua entrevista (seu chefe, alguém do RH), que você conheceu pessoalmente. Antes de começar, combine com ela quem deve procurar no Dia 1 de trabalho.
Mas você vai precisar reconhecer o novo ambiente e ir descobrindo as coisas sozinho, isso vai. Não sabe onde fica o cafezinho, o banheiro, para quem pedir o material de escritório? Esqueça a timidez e pergunte ao colega do lado ou da frente - e aproveite para se apresentar se isso não aconteceu ainda (acredite: em algumas empresas, por causa do corre-corre, as pessoas começam a trabalhar com o trem em movimento e às vezes nem são apresentadas para todo mundo – e isso pode acontecer com você).
Há outro momento tenso durante o primeiro dia de trabalho. Vou chamá-lo aqui de TPA (Tensão Pré Almoço). Basta se aproximar o horário para que o novo funcionário comece a olhar para o lado, para o relógio, por cima do computador e ficar esperto com a movimentação à sua volta, esperando por um convite de uma alma caridosa. Se isso não ocorrer, você tem duas opções: ir almoçar sozinho ou jogar a isca para receber um convite. Perguntas do tipo “Onde vocês almoçam por aqui?”, “Tem algum quilo legal nas redondezas?”, “Que horas a turma costuma ir comer?” e a direta “Quando forem almoçar, vocês me chamam?” podem quebrar o gelo.
Por fim, no primeiro dia você sente a pressão por impressionar quem o contratou, seu chefe, os colegas, o RH, o office-boy... É natural. Mas não adianta querer entregar tudo de uma vez: você não vai conseguir. E saiba que é esperado que você tenha um período de adaptação, que “sinta” o ambiente, que entenda a rotina.
Uma coisa é certa: todos estarão de olho em você. Portanto, não ceda à pressão. Encontre o seu espaço e o seu ritmo, converse, seja simpático e comece a trabalhar duro. Você foi contratado por algum motivo e tem todo potencial para fazer a diferença se for você mesmo, mostrar a sua verdade.
Sobre Marcelo Ventura
Sócio e editor do AreaH, é jornalista e tem mais de 20 anos de correria em grandes redações. Hoje prefere correr em ruas e parques. Gosta de ler e de vinhos, mas não dispensa uma série na TV ou uma cerveja.
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