Se o poder atual das motocicletas já assusta condutores e pedestres em todo o mundo, imagine que loucura seria pilotar uma moto que chega a impressionantes 680 km/h?
Decidido a quebrar o recorde de velocidade em duas rodas (cuja marca atual de 587 km/h também é sua), o britânico Richard Brown criou a Jet Reaction: uma superbike que, no lugar de um motor comum, usa uma turbina de helicóptero de absurdos 1.250 cavalos. Legal, né?
No entanto, a ousada ideia acabou lançando um desafio ainda maior: como prever a maneira que a moto irá reagir numa velocidade tão alta? Afinal de contas, numa ocasião como essa, qualquer ventinho imprevisto pode não só comprometer o desempenho, mas principalmente colocar a vida de Brown em risco.
Por conta disso, mesmo recebendo aprovação de cientistas da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, o projeto de Brown também recebeu atenção extra do PhD Taimoor Asim, especialista em Dinâmica Computacional dos Fluidos (CFD).
Pra frear tanto “veneno”, a moto contará ainda com um paraquedas instalado na parte traseira além dos freios convencionais. Apesar de não divulgar qualquer data para novos testes, especula-se que eles serão realizados em lagos secos da África do Sul (Bonneville e Verneukpan) em 2013.
Até agora, os resultados dos testes iniciais não agradaram a equipe responsável pelo trabalho em termos de estabilidade. Será que Richard Brown conseguirá gravar mais uma vez seu nome no Guinness Book, o livro dos recordes?