Viagens batem em nossa porta a toda hora e daí, além de se programar, sair correndo do trabalho, passar pra pegar a namorada, regular os pneus e encher o tanque, ainda tem de escolher meia dúzia de roupas para colocar na mala e contar com a sorte para que nada te falte quando chegar ao destino.
E macho que é macho, convenhamos, odeia fazer mala!
O primeiro passo é parar e pensar “o que se pretende fazer na tal viagem”, assim, você já ideia - mesmo que vaga, por onde começar.
Separe tudo o que vai levar para higiene pessoal: sabonete, shampoo, pasta de dente, desodorante, lâmina de barbear e apetrechos, filtro solar e pomada para o cabelo. Vale a pena colocar também no nécessaire um analgésico e um remédio para enjoo, caso haja alguma emergência.
Depois, abra seu armário e analise suas roupas. Uma peça que tem utilidade única nunca é uma boa opção de se levar. O ideal é levar peças que combinem entre si e ir intercalando. Por exemplo, uma camiseta branca é um perfeito curinga e pode ser usada com qualquer calça ou bermuda de qualquer cor.
No caso do jeans, opte pelo mais escuro, que além de ser mais flexível para se usar de dia e a noite, não suja tão fácil como os claros.
Uma camisa mais social e um blazer de cor neutra, que dê facilmente para ser coordenado com as calças que escolheu, também é uma boa escolha.
Não se esqueça das cuecas (uma por dia), meias, sungas e pijama, caso você seja adepto.
Se o destino for para algum lugar frio leve um casaco mais pesado, de preferência escuro e que combine com muitas peças: moletons, malhas, jeans e camisetas. As botas – que ocupam muito espaço na mala – devem já ir calçadas.
Cachecóis e gorros podem repaginar o visual de uma combinação já usada.
Se a viagem for a um lugar que faça calor, tudo simplifica: camisetas, regatas e bermudas.
No caso de viagens de negócios, excesso de bagagem pode significar dor de cabeça. Afinal, além do peso desnecessário, a mala lotada vai amassar ainda mais suas camisas.
No universo profissional masculino um terno pode ser usado até duas vezes durante a mesma semana, trocando-se somente as camisas e gravatas. Então para viagens mais curtas, até dois dias, um terno cinza (mais neutro) é o suficiente. Já as camisas, uma para cada dia. As gravatas você pode optar por usá-las em dias intercalados.
Calçados? Leve um par de sapatos sociais e algo mais descontraído como um mocassim ou um tênis mais descolado. Ah, e um chinelo.
Tanto os sapatos quanto as peças íntimas devem ser embalados em saquinhos à parte e encaixados nos cantos da mala.
Pronto, coloque tudo na mala e boa viagem!