Ler um bom livro é sempre motivo de imenso prazer, e o deleite é ainda maior quando o autor da obra cria um enredo rico, com personagens cativantes e belos cenários. Ler, em algum ponto, é como viajar: um desejo contínuo em explorar cidades, conhecer novos indivíduos e se surpreender constantemente.
Para os amantes dos livros, um destino como Roma, por exemplo, rende muitas experiências e descobertas. A cidade mundialmente conhecida é cenário do livro "Júlio César", de William Shakespeare, e não serve apenas de pano de fundo. Torna-se, também, elemento do enredo e realça acontecimentos da trama.
LEIA TAMBÉM
Aos viajantes amantes da Literatura, destinos como este anterior são oportunidades para viajar e viver experiências que foram traçadas no campo ficcional, seja ao repetir a rota que algum personagem fez no livro ou ao visitar cenários descritos nas obras literárias.
A seguir, você verá alguns motivos para conhecer 5 cidades presentes em livros famosos - e que podem ser o destino de sua próxima viagem; confira.
#1 - SÃO PETERSBURGO (CRIME E CASTIGO)
O romance escrito pelo russo Fiodor Dostoievski, lançado em 1866, atualmente é considerado uma obra-prima da Literatura mundial. A trama, que narra a vida, amarguras e angústias do jovem Raskólnikov, acontece em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia. O local é conhecido, entre muitas vantagens, por ter um dos maiores museus de arte do mundo, o Hermitage. Petersburgo também é cidade famosa pela estrutura com canais, o que lhe rendeu o apelido de "Veneza do Norte". Para os visitantes amantes da gastronomia, as redondezas que Dostoievski escolheu para descrever no livro oferecem um legítimo Strogonoff.
#2 - PARIS (O CÓDIGO DA VINCI)
É difícil falar de cidades para visitar, Literatura, e não citar a "cidade luz". A capital francesa é o ponto de partida do romance escrito por Dan Brown, publicado em 2004. Em seu best-seller policial, Brown faz uso de locais famosos de Paris para construir sua narrativa; o autor ambientaliza os leitores de forma magistral dentro do Museu do Louvre, um dos mais prestigiados do mundo, relata a igreja de Saint-Sulpice, e algumas avenidas tradicionais da cidade. Uma boa ideia é ler o romance e depois realizar o percurso que os personagens Robert Langdon e Sophie Neveu fazem pela clássica Paris.
#3 - LIMA (TIA JÚLIA E O ESCREVINHADOR)
A capital peruana é local para ser visitado pelos aficionados por cultura. É recomendado a este público visitar Pachacamac, um sítio arqueológico que foi lugar de ocupação Inca próximo ao Oceano Pacífico. O ponto turístico agrega museu e construções antigas, e a cidade, ambiente para o romance de Mario Vargas Llosa, também é procurada por turistas que desejam conhecer pontos como a Praça das Armas e o Parque Kennedy. Na obra de Vargas Llosa, um jovem se apaixona por uma mulher com quase o dobro de sua idade; o romance proibido em uma cidade moralista da década de 1950 como Lima tem o carinho de leitores ao redor do mundo todo, assim como os turistas que visitam a capital peruana.
#4 - ROMA (JÚLIO CÉSAR)
William Shakespeare escreveu "Júlio César" provavelmente em 1599, e a obra se tornou uma de suas maiores tragédias já produzidas. O livro toma como ambiente a cidade de Roma, histórica devido ao grande Império Romano e governada por Júlio César. O local em que acontecem cenas marcantes da tragédia de Shakespeare hoje em dia é um dos destinos de viagem mais procurados do mundo. Capital da Itália, Roma tem O Coliseu, Castel Sant'Angelo, Piazza Venezia e Fontana di Trevi como alguns dos principais pontos turísticos. A cidade, fértil em conteúdo para as linhas escritas por Shakespeare, é um símbolo de turismo mundial. É local obrigatório para amantes de Literatura, artes e muita história - assim como o escritor de "Júlio César".
#5 - SALVADOR (CAPITÃES DA AREIA)
A capital da Bahia é famosa por sua comida, praias, e pelo Centro Histórico. Terra de um povo caloroso e alegre, Salvador costuma ser um dos refúgios dos viajantes que desejam aproveitar as férias no Nordeste brasileiro. E foi neste cenário acolhedor que Jorge Amado, um dos mais respeitados autores do país, colocou seus personagens do livro "Capitães da Areia". A obra retrata a vida de garotos pobres que vivem abandonados e precisam roubar para comer; a produção de Amado faz parte do movimento Romance de 30, fase do modernismo que dá foco às produções de caráter social.
É em Salvador que o viajante poderá apreciar belezas naturais, boa gastronomia e, acima de tudo, muita cultura - a começar por Jorge Amado.
Sobre Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas