gplus
   

Motorista atropela várias pessoas em Barcelona

17/08/2017 00:00

Confira Também

Uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona nesta quinta-feira (17). Diversas pessoas ficaram feridas na "enorme colisão" descrita pela polícia e ao menos duas pessoas teriam morrido, segundo a imprensa local. A polícia de Barcelona confirmou que ação em Las Ramblas foi um atentado terrorista.

Um porta-voz da polícia catalã disse que não podia confirmar se houve mortes.

O suspeito de ser o motorista da van estaria escondido em um bar turco. A polícia teria cercado o local e testemunhas falam em reféns.

O jornal El Periódico afirmou que dois homens armados invadiram um bar após o atropelamento. A publicação relatou troca de tiros na área do mercado La Boqueria, sem citar a fonte da informação. Não ficou claro de imediato se os homens eram responsáveis pela van.


Policiais fazem policiamento em Barcelona (foto: Reprodução/Instagram via Reuters)

Os serviços de emergência da região orientaram o público a evitar a área perto da Praça da Catalunha, e requisitaram o fechamento das estações de trem e metro das redondezas.

O jornal El País disse que o motorista do veículo fugiu a pé, após atropelar dezenas de pessoas. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou no Twitter que está em contato com autoridades depois do incidente.


O brasileiro Eduardo Trindade, que mora a 400 metros de distância de La Ramblas conversou com a BandNews FM. Ele não estava em casa no momento do atentado, mas afirmou que acompanha os acontecimentos pela imprensa e que o policiamento é massivo no local. 


Ameaças


Embora detalhes completos sobre o incidente ainda não estejam disponíveis, desde de julho de 2016 veículos têm sido usados para atropelar multidões em uma série de ataques militantes na Europa, deixando bem mais de 100 mortos em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.

Nas últimas semanas, pichações com ameaças contra turistas apareceram em Barcelona, que atrai ao menos 11 milhões de visitantes por ano.

Os serviços de emergência da região orientaram o público a evitar a área perto da Praça da Catalunha e pediram o fechamento de estações de trem e metrô na área próxima a avenida Las Ramblas, no centro da cidade.


Leia também:
Austrália: EI planejava atentado contra avi&at