Perfis nas redes sociais de simpatizantes do Estado Islâmico (EI) celebraram o atentado terrorista desta quinta-feira em Barcelona.
Um motorista ainda não identificado atropelou dezenas de pessoas que estavam no famoso calçadão de Las Ramblas, no centro da cidade, com uma van.
Os perfis postaram mensagens de felicitação aos autores do ataque, trechos de orações islâmicas e imagens de vítimas. No entanto, nenhum grupo, nem o EI, assumiu a autoria do ato.
Veja o local exato do ataque:
De acordo com a especialista em contraterrorismo Rita Katz, do grupo de inteligência SITE, membros do EI fizeram ameaças nas redes sociais pedindo "ataques iminentes" e a "reconquista" de Al-andalus, nome dado à Península Ibérica no século VIII, a partir do domínio do Califado Omíada.
A polícia catalã confirmou que se trata de um "episódio terrorista", mas ainda não há informações adicionais, nem se sabe se é um ataque de extremistas islâmicos.
Apesar disso, a prática de atropelamentos em massa segue protocolos divulgados e ensinados pelo Estado Islâmico a seus jihadistas.
Galeria: as imagens do pânico após os atentados em BarcelonaLeia também:
Brasileiros relatam pânico em Barcelona
Veja mais em: BAND