A polícia da Catalunha informou nesta sexta-feira que o jovem Moussa Oukabir, de 18 anos e origem marroquina, seria o motorista da van usada para cometer um atentado terrorista ontem em Las Ramblas, em Barcelona, na Espanha. O motorista da van conseguiu fugir e ainda não se sabe seu paradeiro. Ele seria irmão de Driss Oukabir, de 28 anos, cuja foto tinha sido divulgada ontem pela imprensa como o principal suspeito do atentado.
Driss se apresentou à delegacia de Ripoll, a cerca de 100 quilômetros de Barcelona, onde mora, após ver sua foto circulando nas redes sociais como o principal suspeito do atentado em Las Ramblas. Driss, negou o envolvido no caso, mas acabou sendo detido e permanece na delegacia. A polícia chegou até Driss porque seus documentos estavam no furgão usado no atentado. Agora, as autoridades trabalham com a hipótese de que o jovem irmão tenha pego os documentos de Driss para alugar o veículo.
Leia mais
Brasileiros relatam pânico em Barcelona
Barcelona: Nós já esperávamos, diz jornalista
De acordo com os jornais espanhois, Moussa Oukabir publicava mensagens extremistas em suas redes sociais. "Matar os infiéis e deixar somente os muçulmanos que seguem a religião", escrevera o jovem há 2 anos no app "Kiwi" quando questionado por um internauta sobre "o que faria em seu primeiro dia como rei do mundo?".
Moussa teria completado 18 anos recentemente e chegara à Espanha no último dia 13 de agosto, vindo do Marrocos.
Atentado em Las Ramblas
Moussa seria o condutor da van que atropelou mais de 100 pessoas na zona turística de Las Ramblas, um calçadão comercial. O atentado, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), ocorreu por volta das 17h locais (12h de Brasília), quando a van atropelou por 600 metros dezenas de pedestres.
Confira mais
Polícia mata cinco suspeitos a 110 km de Barcelona
Estado Islâmico reivindica atentado em Barcelona
Até o momento, a polícia confirmou a morte de 14 pessoas e mais de 100 feridos. A polícia acredita que o atentado tenha sido cometido por uma célula de até oito pessoas. Três foram presas até agora, mas o motorista da van ainda está foragido. Além de Driss, os outros detidos são: um indivíduo originário de Melilla, enclave espanhol no norte da África, preso em Alcanar, a 200 quilômetros de Barcelona; e outro homem preso em Ripoll.
Atentado em Cambrils
Quase 10 horas depois do ataque em Barcelona, a polícia espanhola conseguiu frustar um outro atentado terrorista que estava prestes a ocorrer em Cambrils, a 110 quilômetros. Cinco suspeitos foram mortos enquanto tentavam romper um bloqueio das forças de segurança com um veículo. Eles usavam cintos explosivos que, depois,