gplus
   

EI usou empresas em Gales para enviar material militar à Espanha

20/08/2017 00:00

Confira Também

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) usou uma rede de empresas que operava desde um escritório em Cardiff (Gales, Reino Unido) para enviar material militar à Espanha e financiar atentados terroristas no Ocidente, segundo divulgou neste domingo (20) o jornal The Sunday Times. As informações são da agência de notícias EFE.

O jornal assegura ter tido acesso a relatórios do FBI, que relaciona como a organização jihadista supostamente enviou dispositivos tecnológicos, de estilo militar, à Espanha, que nesta semana foi alvo de dois ataques terroristas na Catalunha, deixando pelo menos 14 mortos.

Estado Islâmico reivindica atentado em Barcelona
Polícia espanhola diz que célula terrorista foi desmantelada

Envios

Segundo a informação, os dispositivos tecnológicos enviados à Espanha pelo EI poderiam estar vinculados ao desenvolvimento, por parte do grupo terrorista, de drones equipados com armamento, capazes de identificar "alvos".

O envio foi feito durante o verão de 2015 e foi entregue em um endereço de Madri, assegura a publicação. Porém, não está claro quem recebeu o pedido e se o conteúdo enviado segue na Espanha ou foi levado a outro país, acrescenta o jornal.

O Sunday Times também indica que o Estado Islâmico se serviu de uma companhia para transferir milhares de libras em dinheiro a um extremista norte-americano estabelecido em Maryland (Estados Unidos), que mais tarde admitiria que sonhava em "cometer um massacre em uma igreja".

Concretamente, a empresa Ibacstel Electronics foi usada por militantes do EI para mandar um total de US$ 7,7 mil em 2015 a um homem chamado Mohamed Elshinaway, de 32 anos, que se declarou na passada semana culpado das acusações relacionadas com terrorismo. 

Veja mais: Restos mortais são encontrados em casa de ataque na Catalunha


Leia também:
Europa acumula oito atentados em um ano
Garoto de 7 anos foi uma das vítimas de ataque em Barcelona

Veja mais em: BAND