O setor de franquias fechou o primeiro semestre do ano com um faturamento de R$ 74,428 bilhões, um crescimento nominal de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a alta nominal foi de 6,8%, para R$ 37,565 bilhões, na comparação com igual intervalo de 2016. Alguns setores tiveram um aumento no faturamento acima da média.
Segundo o presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Altino Cristofoletti Junior, o fator de decisão para a escolha de uma franquia não deve ser o segmento que está crescendo no momento, mas a afinidade do empreendedor com a área de negócio.
“É fundamental também fazer um plano de negócio, escolher algo que caiba no bolso e envolver a família, além de conversar com franqueados da rede para ver se estão satisfeitos”, disse.
Números Expressivos
Já no segundo trimestre do ano, o segmento com a maior alta foi o de Hotelaria e Turismo, com uma expansão de 10,1% na receita. Segundo Cristofoletti, houve um vácuo nesse setor após as Olimpíadas, e como ele está em recuperação agora apresenta números expressivos.
Com uma alta de 8,6% no trimestre, Casa e Construção é outro segmento que vem mostrando recuperação. “Com a injeção [dos recursos das contas inativas] do FGTS, as famílias usaram o dinheiro para pagar dívidas e, em segundo momento, para aplicar em algo mais material, como a casa”, diz Cristofoletti.
“Espelho, espelho meu”
Enquanto isso o ramo de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou um avanço de 9,4% na receita do trimestre graças à alta procura dos consumidores. Segundo o presidente da ABF, o desempenho também é resultado da maior preocupação das pessoas com a saúde. “É um setor em constante desenvolvimento no sistema de franchising e que está investindo muito em capacitação e marketing”, acrescenta.
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