gplus
   

Bonecas sexuais 'de crianças' causam polêmica

21/08/2017 00:00

Confira Também

A importação de bonecas sexuais de crianças tem crescido em sites por todo o mundo e alguns países têm encarado a prática como incentivo à pedofilia, como o Reino Unido. No dia 31 de julho, o britânico David Turner, 72, foi condenado pelo juiz Simon James, da Corte Real de Canterbury, na Inglaterra, por portar uma boneca sexual do tipo.

Turner trabalhava numa escola e foi preso em 2016, quando agentes do Aeroporto de Londres Stansted o interceptaram com uma “rabu doru” – como as bonecas são chamadas no idioma japonês, na tradução intitula-se “adoráveis”.  Os agentes acharam estranho o fato de o brinquedo estar trajado com uma lingerie.

Arsenal indecente

De acordo com a reportagem da Reuters, a casa do inglês foi vasculhada pela polícia e foram encontradas mais de 34 mil imagens de crianças, entre três e 16 anos, em computadores e HDs. Além disso, Turner tinha outras duas bonecas, também em formato de criança.

A acusação

No entanto, David Turner só foi acusado no dia 31 por importação de outra boneca, visto que ele já tinha algumas em casa. A sentença definitiva está prevista para o dia 8 de setembro.

Conforme a reportagem, em casos anteriores, os acusados se declararam culpados pela importação de objetos obscenos. Porém, Turner solicitou que a Justiça decidisse se sua boneca era obscena de acordo com as leis vigentes. Diante do pedido, o juiz Simon James as incluiu na categoria de objetos vulgares e de importação proibida no Reino Unido.

Comercialização desenfreada

A comercialização do material tem gerado polêmica, já que para algumas pessoas podem ser considerado uma nova forma de pedofilia.

Bonecas como a de Turner têm 1,7 metro de altura e podem ser adquiridas em sites chineses como AliExpress e Alibaba. O preço do produto varia entre R$ 1 mil a R$ 5 mil.

Apesar da comercialização da China, é no Japão que reside a maioria dos fabricantes do brinquedo.

Incentivo à pedofilia

O ponto chave do debate acerca da fabricação e comercialização das “rabu doru” é a pedofilia. Instituições – como a Responsible Robotic – têm abordado a temática, contestando a possibilidade de que produtos como esse incentivem a prática sexual com menores de idade, ato que é visto como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pedofilia no Brasil

Ao contrário do Reino Unido, o Brasil ainda não aborda a questão das bonecas como ato criminoso. De acordo com o site do Ministério Público, o “Código Penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos”.

No entanto, apesar de o produto já circular em território brasileiro, não há uma norma que regulamente “este fato” como crime de pedofilia, nem uma inspeção apurada da Polícia Federal.

Veja também?
Símbolo de Londres, Big Ben é desligado para obra de restauro

Veja mais em: