gplus
   

Multas caem 13% no ano em São Paulo

25/08/2017 00:00

Confira Também

Dados do Painel da Mobilidade Segura da Prefeitura de São Paulo mostram queda de 12,9% no total de multas de trânsito entre janeiro e maio deste ano: foram 5,7 milhões em 2017 e 6,5 milhões no mesmo período de 2016. A redução foi puxada pelos flagrantes feitos por radar, que recuaram 16,6%.

Antes de “celebrar”, é bom lembrar que, na maioria dos casos, quando há uma multa, uma regra de trânsito foi infringida. “O motorista dirige em alta velocidade, ou usando o celular, por exemplo, depois é multado e evoca a ‘indústria da multa’”, disse Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Sobre os radares, o gerente do Observatório lembra: “Há motoristas que só ‘tiram o pé’ onde tem radar, por conhecê-lo”. 

em queda

No mesmo período em que as multas caíram, o total de pedestres mortos na cidade de São Paulo subiu, de 148 para 192, segundo dados do Infosiga (sistema de informações de acidentes de trânsito, ligado ao governo de São Paulo).

Por isso, Campestrini avalia que ainda não dá para relacionar a queda de infrações com uma melhoria no respeito às regras do trânsito. “Mais adiante, com redução de infrações e também de acidentes e mortes, será possível dizer que há maior respeito às regras.”

Para a Secretaria Municipal dos Transportes, a queda se deveu a medidas como sinalização melhor nas vias onde estavam os radares campeões de multa e eliminação dos equipamentos estáticos, que ficavam em caixas, mas “sem reduzir o rigor da fiscalização”, segundo a nota da pasta, que também atribuiu a queda a uma maior conscientização dos motoristas.

Leia também: DSV nega retirar multas de veículo que foi roubado

Veja mais em: BAND