Moradores de Mirandópolis, na zona sul de São Paulo, estão assustados com uma alta de assaltos ocorrida no bairro. No último mês, pelo menos seis estabelecimentos comerciais foram roubados, só na Avenida Jabaquara.
Bandidos também invadiram um condomínio residencial e, se passando por moradores, assaltaram três apartamentos. Um deles foi o da Sueli Cristina da Fonseca, ouvinte da Rádio Bandeirantes e dona de um restaurante na Avenida Jabaquara.
Precavida, Sueli reforçou a segurança com sinais sonoros que evitam a distração e indicam a entrada de um cliente.
A poucos passos dali, também na Avenida Jabaquara, outro restaurante já foi assaltado duas vezes em um mês. A última, que causou um prejuízo de mais de R$ 1 mil, foi no fim do dia, quando o local estava cheio de clientes.
Funcionária do estabelecimento, Karine Santos contou à rádio que a "rotina mudou" no bairro e que a polícia "poderia ser mais presente".
Leia mais
Número de roubos sobe no complexo Maria Maluf, em São Paulo
Moradores penduram faixa como desabafo por assaltos constantes
A 20 metros de distância dali, na mesma Avenida Jabaquara, uma agência dos Correios foi atacada pelos criminosos. Foi há 15 dias, quando, disfarçados de clientes, dois ladrões levaram cerca de R$ 4 mil.
Aliás, não precisa ir longe para encontrar mais casos, como o assalto numa clínica médica invadida durante a madrugada. Sem dinheiro no caixa, medicamentos foram roubados.
Resultado: um bairro que parecia tranquilo, apesar de bem movimentado, agora é repleto de câmeras de segurança.
Pedro Fusco, o proprietário da clínica, entregou as imagens de uma delas para a polícia e, ao compartilhar com a vizinhança, descobriu que aquele rosto já era conhecido.
Você viu? Megaoperação da Rota deixa 25 presos e 3 apreendidos
A rádio procurou a polícia para falar do aumento no número de assaltos no bairro. A capitão Cibele Marsolla afirmou à reportagem que o trabalho da PM na região da Avenida Jabaquara será reforçado.
A policial ressaltou que muitas vezes a PM faz a parte dela, mas os bandidos "acabam voltando rapidamente para as ruas", como aconteceu na semana passada.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o número de ocorrências não aumentou no último ano na região. No primeiro semestre de 2017 foram registrados 1.114 furtos, contra 1.231 em 2016.
Veja mais em: BAND