Três mísseis de curta distância lançados pela Coreia do Norte falharam neste sábado (26), num golpe temporário à rápida expansão do programa de mísseis nucleares de Pyongyang, de acordo com autoridades militares dos Estados Unidos.
O Comando do Pacífico dos EUA disse em um comunicado que dois dos mísseis falharam durante o voo após uma distância não especificada; outro parece ter explodido imediatamente. O comando acrescentou que o lançamento não representa uma ameaça ao território norte-americano de Guam.
O Estado-Maior Conjunto de Seul disse que os projéteis disparados da costa nordeste da Coreia do Norte voaram cerca de 250 quilômetros, mas não mencionou falhas.
O gabinete presidencial da Coreia do Sul realizou uma reunião do conselho de segurança nacional para discutir o lançamento, que são os primeiros conhecidos desde julho, quando o norte testou um par de mísseis balísticos intercontinentais que analistas dizem poder alcançar os EUA.
Os últimos lançamentos aconteceram em meio a um exercício militar anual conjunto entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos que o norte diz ser um ensaio de invasão.
A mídia estatal da Coreia do Norte disse mais cedo que o líder Kim Jong Un inspecionou uma operação especial de forças do exército do país que simulava ataques a ilhas sul-coreanas no que parece ser uma resposta aos treinamentos do sul.
Veja também:
Venezuela fará exercício militar em resposta a Trump
Veja mais em: BAND