O total de policiais militares mortos no Estado do Rio de Janeiro apenas neste ano subiu para 100 neste sábado, com a morte de mais um PM atingido por tiros.
O PM morto neste sábado foi identificado como sargento Fábio Cavalcante e Sá. Ele foi atingido próximo ao Largo do Guedes, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
"O PM chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento Nilo Peçanha, em Duque de Caxias, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito", afirmou a PM em nota.
“Não quero ser o centésimo”
Nesta semana, policiais e parentes de PMs tinham iniciado uma campanha nas redes sociais com o lema "Não quero ser o centésimo; basta."
As mortes dos 100 PMs ocorreram em diferentes circunstâncias no Estado e entre os mortos há policiais que estavam de folga ou em dia de trabalho, entre militares ativos e inativos. A maioria foi assassinada em operações, assaltos, tentativas de assalto ou após terem a identidade de PM revelada, segundo autoridades.
Estado de calamidade
Além das mortes dos PMs, mais de 200 policiais já foram baleados esse ano em diferentes circunstâncias no Estado.
A secretaria de segurança do Estado fez um ajuste no policiamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que reúnem 10 mil policiais. Três mil foram remanejados para fortalecer o policiamento nas ruas e para tentar reduzir os crescentes índices de criminalidade no Estado.
O Rio de Janeiro se encontra em calamidade financeira desde meados do ano passado.
Leia também:
RJ: Em menos de 24 horas, três policiais morrem
Veja mais em: BAND