Cerca de 500 mil pessoas se reuniram neste sábado (26) no Passeig de Gracia, em Barcelona, para uma manifestação contra o terrorismo e em memória das 15 vítimas dos atentados de Las Ramblas e Cambrils.
A marcha, considerada histórica pela imprensa espanhola, contou com a participação inédita do rei Filipe VI, que se tornou o primeiro monarca do país a tomar parte de um protesto. Quando era príncipe, Filipe VI liderou um ato em 2004, em Madri, após os atentados de 11 de março que deixaram quase 200 mortos e 1,7 mil feridos.
Filipe VI, no entanto, recebeu vaias do público, já que Barcelona é a capital da região separatista da Catalunha. O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, a prefeita Ada Colau e o chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, também participaram.
A manifestação começou por volta das 18h locais (13h de Brasília) e teve a frase "não temos medo" como slogan. Também participaram da marcha membros das equipes de segurança da Catalunha, representantes da comunidade muçulmana, associações civis e grupos de profissionais que auxiliaram as vítimas.
Veja mais em: BAND