1. Ir do aeroporto ao centro de trem
A primeira coisa que sempre vem à cabeça quando se chega a um novo destino é: qual a forma mais conveniente de chegar à cidade a partir do aeroporto? Em Moscou, a resposta para isso é simples: basta pegar o trem expresso, que está disponível nos três principais aeroportos da capital russa (Domodêdovo, Sheremetyevo e Vnúkovo) e conduz a estações ferroviárias no centro da cidade. Por meio do app Aeroekspress (em inglês), é possível verificar os horários de partida e comprar bilhetes (420 rublos, cerca de R$ 22). A propósito, o trem possui acesso Wi-Fi gratuito, garantindo a diversão pelo trajeto.
2. Pegar um táxi ou serviços tipo Uber
Reuters
Mas, se você quiser experimentar o famoso tráfico de Moscou ou chegar tarde da noite à cidade, por que não pegar um táxi no aeroporto? O aplicativo Uber está disponível em Moscou, mas também existem vários recursos locais que oferecem preço semelhante. Entre eles estão Gett Taxi (em russo, inglês e hebraico), Yandex Taxi (em diversos idiomas) e City Mobil (disponível em inglês).
Todos são seguros, e o tempo de espera é geralmente são curto. Mas nós realmente aconselhamos a usá-los apenas durante a noite ou se outras opções de transporte público não estiverem funcionando – ficar preso no trânsito é a última coisa que você vai quer depois de um longo voo; além disso, o custo será bem mais alto.
3. Rodar pelo transporte público
A melhor maneira de desbravar o mapa do metrô e conferir os horários de ônibus, previsões meteorológicas e locais para trocar dinheiro é baixando o aplicativo Yandex, o principal motor de busca da Rússia. Com ele, você terá um mapa da cidade com informações completas, e poderá ver onde há engarrafamentos e checar a situação no transporte público em tempo real. Há também um app só para o metrô, que facilita ainda mais as viagens (por sinal, todo o sistema dispõe de Wi-Fi gratuito).
4. Alugar uma bicicleta
Divulgação
Se não estiver muito frio ou chovendo, cruzar o centro da cidade em uma bicicleta alugada é uma ótima maneira de apreciar as paisagens de Moscou. A infraestrutura para transportes alternativos vem crescendo, e hoje há várias ciclovias.
Para alugar uma bicicleta pública, basta baixar o aplicativo Velobike. Além de exibir um mapa com os pontos de aluguel, é possível efetuar o pagamento pelo próprio app.
5. Reservar uma mesa em restaurante
Divulgação/Afisha
Infelizmente, todos os melhores aplicativos e guias de restaurantes no país funcionam apenas em russo. Para quem conhece o idioma, aconselhamos a baixar o aplicativo Afisha. Muitos russos costumam usá-lo para ler críticas,