gplus
   

SP: Zoológico tem cisnes furtados

29/08/2017 00:00

Confira Também

De acordo com a chefe do setor de aves do Zoológico de São Paulo, Fernanda Guida, um cisne de pescoço preto e um cisne negro foram furtados neste mês. Para ela, quem levou as aves deve consumi-las ou contribuir para o tráfico de animais.

Segundo as informações de Fernanda à Rádio Bandeirantes, o Zoológico registrou boletim de ocorrência para este e outros dois casos que ocorreram em maio e julho deste ano, além de contatar a Policia Civil.

No entanto, não há sinais do paradeiro dos animais. “Há duas possibilidades: quem furtou pode consumir a carne das aves ou mesmo vende-las e contribuir para o tráfico de animais”, apontou.

Animais domésticos
Fernanda não descartou, porém, a possibilidade de os cisnes terem sido roubados com intuito de domesticação. “Cisnes, patos e marrecos são animais comuns que as pessoas criam em casa”.

Porém, as espécies roubadas têm uma peculiaridade. Enquanto o cisne negro é habitualmente encontrado em zoológicos, já que é uma ave nativa, o de pescoço preto é mais raro, visto que a espécie concentra-se no sul do país.

Outros casos
Em maio, desapareceram dois gansos australianos, de acordo com o Zoológico. Em julho, cinco ovos de cisne foram furtados.

Contrabando
De acordo com o Ibama, o valor de um cisne preto – que é uma ave mais rara que o cisne negro aqui no Brasil – pode variar entre três a seis mil reais. O preço varia de acordo com a espécie do animal.

E a segurança no zoo?
De acordo com Fernanda, o Zoológico de São Paulo conta com segurança terceirizada – composta por câmeras –, além da física. Entretanto, nenhum profissional percebeu o furto pontualmente. “No dia seguinte ao roubo notamos a ausência das aves”.

Após os casos, a instituição reforçou a segurança, sobretudo à noite, com a instalação de novas câmeras.

Outras raridades
Além dos gansos australianos e os cisnes de pescoço preto, o Zoológico de São Paulo abriga mais de 150 espécies variadas de aves, majoritariamente nativas, como flamingos, araras, papagaios e pelicanos. Do total de animais que comporta, a maior parte é formada pelas aves.

Você viu?
Jovem é vítima de assédio sexual em ônibus na Paulista

Veja mais em: BAND