Um robô digital (bot) criado para espalhar vírus e roubar dados pessoais de internautas já afetou mais de 711 milhões de e-mails no mundo inteiro em um ataque que está sendo considerado o maior de 2017.
Batizado de Onliner, esse bot consegue ter acesso a informações pessoais, como senhas de contas bancárias, além de disparar mensagens de spam e contaminar outras contas de e-mail.
O alerta do ataque foi dado pelo site HaveIBeenPwned, que regularmente informa sobre vazamento em massa de dados virtuais. Criado pelo australiano Troy Hunt, especialista em segurança digital, o site já identificou que o bot Onliner pode ter sido disparado a partir de um servidor na Holanda.
A recomendação nesses casos é mudar a senha do e-mail. Para verificar se o seu é um dos atingidos pelo bot, clique aqui. "Eu mesmo fui afetado. Duas vezes", escreveu Hunt em seu blog.
Medidas simples de segurança virtual, como não clicar em links suspeitos recebidos por e-mail ou mensagem no celular e não baixar arquivos enviados dessa forma, ajudam a manter o computador longe da ação de hackers.
Confira também: como driblar ataques virtuais
Relembre:
Hackers atacaram empresas e hospitais em maio deste ano
Veja mais em: BAND