A exposição Renato Russo estreia no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, nesta quarta-feira, dia 6. Nela, fãs e admiradores poderão encontrar objetos pessoais fotos, manuscritos, desenhos, entre outros itens do cantor e compositor brasileiro.
O homenageado
Renato Mandredini Júnior, o Renato Russo, nasceu em 1960 e foi vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana, que arrastou multidões pelo país nas décadas de 80 e 90. Mesmo após 21 anos de sua morte, o repertório do grupo continua influenciando gerações.
Itens da exposição
Na mostra, o público encontra objetos pessoais, como peças de vestuário, fotografias, discos, livros, instrumentos musicais, manuscritos, desenhos e cartas de fãs.
Além disso, o acervo apresenta a personalidade multifacetada de Renato Russo, que além de letras musicais elaborava desenhos, pinturas, peças teatrais e até mesmo um projeto cinematográfico.
Sobre a organização da mostra
A exposição é a quarta totalmente idealizada e concebida pelo museu, com curadoria de André Sturm, ex-diretor do MIS, e direção de arte do Ateliê Marko Brajovic. A apresentação é feita pela Samsung Conecta em parceria com o Ministério da Cultura.
As pesquisas para montagem do acervo foram iniciadas em março de 2015, após o único filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, ter entrado em contato com Sturm para propor a homenagem ao pai. Ele teve a ideia depois de ter visitado a exposição sobre David Bowie, realizada pela instituição em 2014.
Até quando?
O período de visitação é do dia 6 de setembro até 28 de janeiro de 2018. Das 10h às 21h (terça a sábado); e 9h às 19h (domingos e feriados), no MIS, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa.
A entrada no museu é gratuita às terças-feiras. Nos demais dias, o valor do ingresso custa R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia), na bilheteria do MIS, a partir desta quinta.
No entanto, é possível adquirir o ingresso antecipadamente (clique aqui).
Veja também:
Morte de Pavarotti completa 10 anos
Veja mais em: BAND