Em seu último dia de visita à Itália, o prefeito de São Paulo, Joao Doria (PSDB), assinou neste sábado (14) um acordo de cooperação cultural e artística com a cidade de Veneza.
Ao lado do prefeito Luigi Brugnaro, o tucano anunciou a intenção de fomentar o intercâmbio entre as Bienais de Veneza e São Paulo, de levar sambistas para representar o carnaval paulistano no município italiano, que tem uma folia com máscaras tradicional e de ampliar a presença de filmes brasileiros no Festival de Cinema de Veneza, um dos mais importantes do mundo.
Com Brugnaro, Doria foi recebido por jornalistas italianos e secretários da Prefeitura de cinema, com direito à execução do hino nacional brasileiro com violinos, recepção atípica para os protocolos locais. Aplaudido, o prefeito informou que o acordo cultural prevê ações em instituições como o Teatro Municipal de São Paulo e a Biblioteca Mario de Andrade.
"Nós vamos ampliar a participação do Brasil na Bienal de Veneza de 2019, tratando com a fundação Bienal de São Paulo sobre a participação de Veneza na Bienal de 2020", disse o tucano.
"Também vamos avançar os programas na área de cinema. A SPCine é uma instituição importante do estado de São Paulo, que é hoje o maior produtor de cinema do país. E a SPCine vai avançar em oportunidades com o Festival de Veneza e também bilaterais. De acordo com ele, a presença brasileira é muito pequena e acredito que podemos ampliá-la".
O prefeito também disse que, por sugestão de Brugnaro, será avaliada a ideia de levar a Veneza parte de uma escola de samba de São Paulo para participar do carnaval local. "Não será um grande grupo, nem desfile, pois não há espaço nas ruas de Veneza. Apenas uma apresentação de alegorias, fantasias e da música do carnaval brasileiro, no caso, o de São Paulo".
O prefeito de Veneza estará em São Paulo em novembro para dar continuidade às negociações culturais. Doria encerrou neste sábado uma viagem de três dias à Itália, a qual incluiu também uma passagem por Milão, onde manteve reuniões com empresários e investidores com o objetivo de atrair interessados ao seu plano de privatizações.
Leia também:
Ivete Sangalo anuncia que está fora do Carnaval 2018
Todas as músicas são para dançar, diz Claudia Leitte
Veja mais em: BAND