David Letterman, o apresentador pioneiro que passou mais tempo à frente de um talk-show noturno na história da televisão dos Estados Unidos, foi homenageado no final de semana por suas contribuições à cultura do país.
Ao receber o Prêmio Mark Twain de Humor no Kennedy Center, o astro, de 70 anos, foi elogiado por sua imaginação, ousadia cômica e coração.
A grade da televisão noturna girava em torno do formato de entrevistas e participações de convidados quando o Late Night rompeu com o padrão em 1982 com pegadinhas e imitações absurdas.
Todos os dias o artista recebia espectadores que apresentavam "truques idiotas de animais de estimação". De trás de sua mesa, ele podia ser sério, seco e intelectual. Entretanto, o apresentador frequentemente participava de pegadinhas excêntricas - em uma muito conhecida, Letterman trabalhou em uma unidade da rede Taco Bell no subúrbio de Nova Jersey atendendo pedidos de entrega. Em outro número, ele foi mergulhado na água coberto de pastilhas de antiácido.
O jornalista apresentou mais de 6 mil episódios de seu programa original Late Night with David Letterman no canal NBC e de seu sucessor na rede CBS, Late Show with David Letterman, que terminou em maio de 2015.
David Letterman já recebeu vários prêmios Emmy, a maior honra da TV estadunidense, por seu trabalho como roteirista, apresentador e produtor.
Leia mais:
Kazuo Ishiguro ganha prêmio Nobel de Literatura
MAM registra boletim de ocorrência contra agressões
Veja mais em: BAND