gplus
   

Eminem ganha caso de direitos autorais contra partido político

25/10/2017 00:00

Confira Também

Um partido político da Nova Zelândia deverá pagar mais de US$ 400 mil dólares ao rapper Eminem por usar música semelhante ao seu hit de 2002, Lose Yourself, em uma propaganda de televisão para uma eleição nacional.

A música, reproduzida durante a campanha eleitoral bem sucedida de 2014 do Partido Nacional e intitulada Eminem Esque, foi julgada por um tribunal neozelandês como tendo "copiado substancialmente" Lose Yourself.

O Partido Nacional usou a música 186 vezes durante a campanha antes de tirar a propaganda do ar, afirmou o tribunal.

"Essa decisão é um alerta para produtores de músicas e a seus clientes em toda parte", disse em comunicado Adam Simpson, diretor da Simpsons Solicitors, que atuou a favor da companhia de música de Eminem, a Eight Mile Style.

O Partido Nacional disse que a canção era licenciada com um dos principais órgãos de direitos autorais da indústria na Nova Zelândia, a Sociedade Australasiana de Donos de Direitos Autorais Mecânicos (AMCOS).

"Estando licenciada e disponível para compra, e tendo acatado conselhos de nossos fornecedores, o partido acreditou que a compra era legal", declarou o presidente do Partido Nacional, Peter Goodfellow, em nota.

O tribunal considerou que a Eight Mile Style tem direito a danos no valor de 600 mil dólares neozelandeses (US$ 413 mil) com juros do dia 28 de junho de 2014.

Ouça a canção original:


Leia também:
Eminem chama Donald Trump de racista em rap
Palavra criada por Eminem entra no dicionário Oxford

Veja mais em: BAND