Escolher uma profissão já não é tarefa fácil, porém, mais difícil ainda pode ser encontrar o seu lugar nela. As áreas mais comuns de atuação podem não satisfazer todos os profissionais, mas opções de emprego não se restringem a empresas especializadas.
Júlia Geld é formada em Ciências Sociais, mas dar aula ou fazer pesquisas acadêmicas nunca a interessou. Desde o começo da faculdade queria trabalhar com pesquisa de consumidor e atualmente trabalha em uma das maiores agências de publicidade do país.
Ela conta: "sempre fui muito focada", e o especialista e sócio da consultoria de RH Mine Executive Search, Décio Decaro, reforça "se um profissional tem interesse específico por uma área, já é interessante". Segundo ele, ter um objetivo específico demonstra o interesse da pessoa, o que pode ser muito positivo na hora da entrevista.
Décio afirma que em geral, quando não se trata de um cargo muito técnico, as empresas são flexíveis em relação a formação do profissional. Por outro lado, Júlia conta que ouviu muitos nãos antes de conseguir um emprego na sua área de interesse. Confira então quatro dicas para conseguir um emprego em uma área específica:
Estudar
"O primeiro passo é se aprofundar além da sua formação", explica o especialista. Estudar, pesquisar na internet, fazer cursos complementares e participar de fóruns na área específica que você está buscando são maneiras importantes para conhecer mais sobre o tema, além de ajudar a compreender melhor como você pode contribuir com a sua formação.
Conversar com amigos
Conversando com amigos que já atuam na área que você deseja é uma boa forma de se inserir. Dessa forma você pode conseguir dicas ou até mesmo indicações.
Mostrar interesse
Segundo Décio Decaro, "o mais importante é você demonstrar interesse e explicar que tipo de contribuição você pode trazer para aquela empresa". É importante também deixar claro a sua vontade e capacidade de aprender.
Desenvolver competências de relacionamento
O especialista em RH também conta que as competências mais valorizadas pelos examinadores são as chamadas soft skills, ou capacidade de relacionamento humano. Liderança, iniciativa, atitude e rapidez de aprendizado são algumas características fundamentais para conseguir um emprego em uma área específica. E Júlia completa: "pensar fora da caixa é um diferencial. Tem muita coisa que você aprende trabalhando, aprende no dia a dia. Acaba sendo uma troca, você aprende, mas também consegue agregar uma perspectiva diferente. Na minha equipe na agência é assim, formações diferentes e cada um agrega do seu jeito - enriquece a discussão".
Veja mais em: BAND