gplus
   

Mortes surpreendem pois pessoas pensam sempre na vida, diz psicólogo

24/06/2015 00:00

Confira Também

A morte do cantor Cristiano Araújo, que sofreu um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira (24) repercutiu nas redes sociais. O acidente entrou para o Trend Topics do Twitter e ganhou as páginas do Facebook. Muitas pessoas, mesmo as que não se declararam fãs, disseram estar chocadas com o caso.

Segundo o professor de psicologia social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, isso ocorre porque a cultura do homem é de olhar sempre para a vida.

Além de não ser comum a discussão sobre a morte, o sertanejo morreu de uma forma trágica e aos 29 anos, idade consideravelmente pequena, já que a expectativa de vida do brasileiro é de 73 anos.

Tudo isso causa comoção nas pessoas, que acabam nomeando o cantor como um “herói”, segundo o professor. “As pessoas elegeram-no como um cantor que tem vocação, por isso, ele serve como um herói. A grande comoção se deve pelo fato de ele ser jovem, famoso e estar no auge da carreira. Mortes de pessoas jovens são sempre trágicas, pois é a interrupção de uma trajetória”, explica.

A mídia também tem papel importante para a comoção geral, pois fala constantemente da morte de um ídolo e divulga as músicas dele, contribuindo até para as pessoas irem ao velório da celebridade, afirmou o professor de psicologia. “Com a divulgação na mídia, novos fãs aparecem”, completou Hélio.

Outras vítimas

Outra pessoa que morreu muito jovem no acidente foi a namorada de Cristiano Araújo, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos. Ela foi arremessada a cinco metros de distância e morreu no local. O motorista e o carona ficaram feridos.

O cantor voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando o veículo em que estava capotou.

O sertanejo chegou a ser socorrido, com confusão mental e traumatismo craniano. Quando foi levado ao Hospital Municipal de Morrinhos, recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi transferido em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel para Goiânia. Por volta das 9h a morte do cantor foi confirmada.

Cristiano Araújo e a namorada serão velados juntos nesta quarta-feira, às 19h, no Palácio da Música, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, e será aberto ao público.

Veja mais em: BAND