Comprar por impulso é o terror dos endividados. Uma pesquisa revela que 40% dos brasileiros que não resistem às compras tentadoras no dia a dia estão no vermelho.
Quem precisa de quatro celulares, duas filmadoras, oito livros do Harry Potter, sendo 2 repetidos? O Paulo comprou tudo isso e muito mais. "Falei ´vou comprar´ pra ver se eu consigo ler, para ter esse hábito de leitura. Não, eu não li nenhum”, assume.
Mariana é outra que entrou nessa porcentagem. Das coisas mais bizarras que ela comprou, está um vestido de noiva. “Eu não ia casar, não estava nem namorando”, revela.
Achou engraçado? Pode ser, mas também é um grande problema.
A falta de organização financeira e a compra por impulso são grandes vilões do bolso do brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pelo serviço de proteção ao crédito, o SPC, de todos que não resistem a uma comprinha tentadora, 40,1% estão com o nome sujo na praça.
Os produtos mais comprados são alimentos e bebidas: culpa do descontrole no supermercado e dos lanchinhos do dia a dia. "A nossa indicação é que o brasileiro divida os seus gastos em três tipos: os gastos fixos, o dinheirinho que vai para uma reserva financeira e o que sobrar pode ser gasto para os gastos supérfluos", aconselha Marcela Kawaut, economista da SPC Brasil.
Você viu essas notícias?
PMDB brinca com meme e desagrada internautas
Homem morto a tiros em Paris carregava bandeira do EI
Repórter se fere em demonstração de colete contra facadas
Vídeo
Veneno de jararaca-ilhoa pode matar em três horas
Galeria
Fotos raras mostram Alemanha antes das guerras
Veja mais em: BAND