Lançado para smartphones e disponível apenas nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia, o novo aplicativo Pokémon Go já virou um sucesso entre os fãs do game Pokémon criado pela Nintendo nos anos 90.
Após 24 horas do lançamento, o número de downloads nos dispositivos Android já havia superado o app de encontros Tinder, e alcançado o Twitter, tornando-se mais usado que o WhatsApp e o Snapchat. De acordo com a empresa de monitoramento SimilarWeb, o boom do aplicativo foi certificado.
O jogo para smartphone faz com que o usuário procure um Pokémon em ambientes reais, como ruas, parques, praias, seguindo orientações que chegam na tela do telefone.
A propagação do jogo em poucos dias também teve consequências inesperadas. Uma menina em Wyoming encontrou um cadáver em um parque enquanto procurava um Pokémon. Já a polícia de Missouri descobriu que alguns adolescentes estavam usando a geolocalização do jogo para roubar as pessoas.
No entanto, os desenvolvedores do jogo, por causa de problemas nos servidores, decidiram suspender temporariamente a sua produção em outros países. "Sabíamos que o jogo seria popular, mas parece que superou as expectativas", disse o CEO da Niantic Labs, John Hanke.
História
O Pokemón foi lançado para o console portátil da Nintendo, Game Boy, em 1996. Na série de games, o jogador controla um treinador de pequenos monstros que são utilizados em batalhas. A criação virou um grande sucesso entre os adolescentes dos anos 90, além de gerar uma série de desenhos animados, jogo de cartas e longas de animação.
O que é o Jogo?
Pokémon Go é um jogo gratuito de realidade aumentada criado para dispositivos móveis Android e iOS. O game que tem o objetivo de capturar os monstrinhos utiliza o sistema de GPS dos smartphones para que os jogadores se desloquem fisicamente a procura de Pokémons.
Como jogar?
Para ingressar na aventura, o jogador visualiza os ambientes reais na tela do celular capturados pela câmera e o aplicativo insere os pokémons nesses lugares. Desta forma, o mundo real se mistura com o virtual com elementos criados pelo aplicativo.
Leia também:
Sucesso de público, Pokémon completa 20 anos
Você viu?
Tatuagem horrível vira autorretrato do Pikachu
Veja mais em: BAND