Os Estados Unidos estão vivendo este ano a primavera mais quente que se tem registro, com temperaturas muito acima da média até o momento, disseram autoridades americanas nesta quinta-feira.
Os Estados Unidos, exceto Alasca, Havaí e os territórios de ultramar, registraram este ano uma temperatura média de 13,9 graus Celsius entre março e maio, 2,9 graus acima da média registrada entre 1901 e 2000, segundo dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, da sigla em inglês).
A primavera boreal (do Hemisfério Norte) de 2012 registrou uma temperatura média de 1,1 grau Celsius mais alta em comparação com a última primavera mais quente da História, em 1910.
O período compreendido entre junho de 2011 e maio de 2012 também é o período de 12 meses mais quente registrado nos Estados Unidos desde que estes dados são recolhidos, com uma temperatura média de 1,8 grau Celsius superior à média, disse a agência.
Os cientistas alertam regularmente a opinião pública sobre a responsabilidade das emissões de CO2 associadas à atividade industrial no aquecimento global. Essas emissões de dióxido de carbono aumentaram em 2010 nos Estados Unidos, depois de ter iniciado uma breve queda, segundo dados oficiais.