gplus
   

Santistas podem hospedar turistas durante a Copa

21/08/2012 12:49

Confira Também

O Comitê Pró-Santos na Copa 2014 pensa em qualificar moradores para receber turistas durante o evento. A proposta seria nos moldes de Bed and Breakfast, ou hospedagem domiciliar, conceito comum em diversos países, que implica em um alojamento com um quarto incluindo o café da manhã.

 

“É ainda uma situação subjetiva, estamos estudando as possibilidades e ver se existe mobilização por parte das pessoas em receber os visitantes”, afirma Paulo Musa, secretário-executivo do Comitê e também secretário de Esportes.

 

A iniciativa ajudaria a desafogar a rede hoteleira da cidade, que atualmente conta com 2.842 leitos e tem previsão de aumentar mais 3 mil até a Copa. Somado a isso, há ainda a obra do Cais de Outeirinhos, que traria a possibilidade de atracação de seis navios de passageiros entre os armazéns 23 e 29, aumentando a oferta em 15,4 mil leitos. Para Paulo Musa, ainda seria preciso contar com a rede hoteleira de cidades próximas.

 

A estimativa é que Santos receba nos 15 dias antes e depois da Copa 132 mil turistas, divididos em 12 mil estrangeiros e 120 mil brasileiros. “O Ministério do Turismo prevê que o fluxo de turistas seja de 600 mil de outros países e 3 milhões do Brasil. Então consideramos 2% dos estrangeiros e 4% de brasileiros vindo para Santos”, afirma Paulo Musa.  

 

 

Evento em SV debate turismo na Copa-2014

 

A cidade de São Vicente vai sediar o 2º Vip Convention, congresso estadual voltado para discussões sobre turismo e desenvolvimento, que também vai discutir ações para a Copa 2014.

 

O evento ocorre nos dias 29 e 30 de agosto no Ilha Porchat Clube. No dia 29 o evento começa a partir das 15h e no dia 30 às 10h.

 

Capacitação de mão de obra é meta

 

A queixa na Baixada Santista de forma geral é a falta de qualificação da mão de obra em setores como hotelaria, bares e restaurantes. De olho nessa lacuna, sindicatos disponibilizam cursos de línguas.

 

É o caso do Sindicato do Comércio Varejista, que está com vagas abertas para o curso de atendimento ao turista estrangeiro, ao custo de R$ 250. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2101-2868.

 

O Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira) oferece aulas de espanhol e inglês. Outras informações pelo telefone: 3223-7372.  

Veja mais em: BAND