gplus
   

Pequena vila aglomera os melhores restaurantes em Londres

27/07/2012 12:48

Confira Também

Quem decide passar férias em Londres para aproveitar os pubs vai levar um susto positivo. Os locais estão mudando e reinventando os cardápios.

O Hind's Head pub, por exemplo, faz uma busca em receitas antigas e se inspira para fazer os pratos do menu. Os caracóis ficam no topo das excentricidades.

A receita do ano de 1884 coloca os bichinhos no fogo por dez horas e no momento que chegam à mesa derretem na boca. Outra antiguidade é o pão amanteigado chamado 'Wassailing'. Macio por dentro, crocante
por fora e com cobertura de maçã verde, o prato é um aperfeiçoamento da versão do ano de 1400.

O pub revolucionário do chef Heston Blumenthal fica na aldeia de Bray e se chama The Fat Duck. O
cardápio é uma novidade inspirada na herança Tudor e os pratos são idealizados por historiadores de
alimentos.

A vila se tornou um destino culinário em 1972, quando os chefs franceses Albert e Michel Roux abriram o restaurante Waterside Inn em um local movimentado à beira do Tâmisa. O chef Roux já tinha um restaurante de sucesso em Londres, o Le Gavroche, e usou a mesma fómula para administrar o Waterside Inn.

"Queríamos ter um carro-chefe nos arredores de Londres, então o colocamos aqui", explica Michel Roux.
Neste ano, o Waterside Inn celebra 27 anos em que recebe três estrelas no guia Michelin – esse é o maior
período em que um restaurante foi apontado sequencialmente pelo guia entre os mais bem colocados em locais fora da França.

A aldeia se tornou o lar de uma série de bons restaurantes como o Waterside Inn, o italiano Caldesi e os três restaurantes de Blumenthal. O The Fat Duck, que gerou uma tendência mundial para a gastronomia, o Hind's Head que é um pub histórico e o The Crown, um pub à moda antiga que anda fazendo sucesso com as visitas.

Cada um tem seu estilo, mas todos seguem a mão do dono que arrasa na cozinha. Além disso todos participam das inovações gastronômicas propostas.

"É como a Fórmula 1. O The Fat Duck é F-1, aí você abre o Fórmula 2 e Fórmula Ford", diz o chef de Ashley Palmer-Watts, ao falar sobre o efeito da tecnologia de cozimento e de conhecimentos entre os restaurantes do chef Blumenthal.

Veja mais em: BAND