gplus
   

No topo da Cidade Maravilhosa: os mirantes do Rio de Janeiro

20/07/2012 15:34

Confira Também

Não bastasse ser a Cidade Maravilhosa, agora o Rio de Janeiro é, também, Patrimônio Mundial da Humanidade. E os pontos turísticos que levaram a cidade a receber o título da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) podem ser apreciados, de cima, dos mirantes espalhados pelo Rio.


Turistas ou cariocas, pouco importa. Os mirantes encantam a todos os que têm o privilégio de contemplar a cidade da zona norte à sul. Alguns mais famosos, outros menos. Mas todos os 11 mirantes têm em comum as vistas aéreas e panorâmicas, que atraem a atenção dos olhares amantes das belezas naturais da cidade.

Pão de Açúcar, Corcovado, Aterro do Flamengo, Morro do Leme e Baía de Guanabara são alguns dos lugares valorizados pelo título. Mas, locais como Maracanã, Lagoa Rodrigo de Freitas e Grumari também encantam e podem ser vistos, gratuitamente, do alto.

O Mirante Dona Marta, no Cosme Velho, oferece vista quase total do Rio. Pacificada desde 2008, a comunidade atrai cada vez mais visitantes. No do Pasmado, a vista panorâmica é para a enseada de Botafogo, um dos pontos que agora recebem mais políticas públicas. 

No Leblon, o point atrai quem não quer perder um só ângulo da orla da zona sul. O Grumari também ganhou um mirante com vista privilegiada. Há cerca de dois meses, visitantes podem ver a praia de Grumari, uma das poucas ainda cercadas por mata atlântica.

E não é de hoje que as pessoas gostam de aproveitar as paisagens aéreas. “O Rio, muito antes de se tornar a ‘Cidade Maravilhosa’, apelido criado possivelmente nos anos da bossa nova, já tinha mirantes espalhados por diversos pontos”, diz o historiador e professor Montgomery Miranda.

“Eles sempre tiveram funções meramente recreativas. Conjugam local com bela vista, e oportunidade para que as pessoas possam se sociabilizar em um ambiente mais bucólico”, completa.

Os top 5

Confira como ter acesso a cinco mirantes da cidade: 

Mirante das Canoas: Localizado no km 3 da estrada das Canoas, partindo da praça de São Conrado – São Conrado

Mirante do Pasmado: Subida de carro pela rua General Severiano, acesso de carro pela rampa da saída do túnel do Pasmado

Mirante do Leblon: Avenida Delfim Moreira, s/nº – Leblon. Acesso de carro ou a pé

Mirante da Vista Chinesa: Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista. Acesso de carro

Mirante Dona Marta:  Estrada do Mirante Dona Marta, s/nº – Cosme Velho, acesso de carro pela estrada das Paineiras. 

Veja mais em: BAND