No próximo dia 1º de agosto, o tradicional hotel Ritz, em Paris, fechará suas portas para uma grande reforma. A restauração deve durar dois anos e custar 200 milhões de euros (cerca de R$ 700 milhões). A razão para a medida drástica é o fato de o Ritz, embora seja considerado um hotel 5 estrelas, não ter conseguido entrar para a nova categoria de "palácios", em 2011.
De acordo com informações do site "La Reppublica", por causa do fechamento, os 450 funcionários do Ritz serão demitidos. A decisão foi fortemente criticada pela mídia francesa, mas Mohamed Al-Fayed, proprietário do hotel, justifica sua escolha ao dizer que a última renovação do hotel data de mais de 30 anos atrás.
Segundo o site "Telegraph", Al-Fayed afirmou que, com a reforma, espera honrar a promessa do fundador, Cesar Ritz, de oferecer "todo o refinamento que um príncipe poderia desejar em sua casa". Um porta-voz do hotel ainda disse que "o Ritz continuará sendo o Ritz, o DNA permanece intacto".
Inaugurado em 1898, o hotel é considerado sinônimo de luxo e é conhecido por ter inspirado grandes artistas, como o compositor Irving Berlin e o escritor Scott Fitzgerald. Além disso, por 37 anos, a icônica Coco Chanel morou na suíte que ainda leva seu nome.
Veja mais em: BAND