gplus
   

Saiba como evitar surpresas desagradáveis no aeroporto

10/07/2012 14:00

Confira Também

Muita gente aproveita as férias para conhecer outros estados do Brasil ou visitar novos países e, como as distâncias são muito longas, o avião quase sempre é o meio de transporte escolhido para a viagem.

Na hora do embarque, porém, além de atrasos e cancelamento de voos, outras coisas podem prejudicar o período do ano em que tudo deveria ser só festa.

"Fatores como o grande volume de pessoas que passam pelos aeroportos, além da ansiedade ou cansaço, acabam provocando distrações que podem prejudicar as férias", alerta Edson Luiz Gaspar, coordenador do curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi.

Por isso, o especialista listou algumas dicas para agilizar suas seu embarque no aeroporto e evitar que sua viagem tenhas confusões desnecessárias. Confira:

Atenção aos materiais permitidos e proibidos nos voos

Permitidos

Medicamentos e alimentos dietéticos, incluindo comida de bebês. Procure levar a receita ou o documento que comprove a necessidade do medicamento a bordo.

Líquidos ou perfumes adquiridos nas lojas do aeroporto, em lojas que estejam após a fiscalização. Se a compra for empacotada ou selada na loja, não a abra antes de passar pelo controle da segurança.

Não permitidos

Líquidos devem ser despachados em bagagem de mão. Só é permitido levar pequenas quantidades, em embalagens individuais com um máximo de 100 ml cada uma, que devem ser colocadas dentro de um saco plástico transparente com fecho autoadesivo e capacidade não superior a 1 litro.

São considerados líquidos itens como xaropes, sopas, óleos, loções, perfumes, sprays, gels, espuma de barbear, desodorizante, creme dental  ou qualquer outro tipo de material com consistência líquida ou pastosa.

Olho no portão de embarque

Fique atento aos painéis de voos e avisos sonoros, conferindo sempre o portão de embarque. As trocas dos portões são cada vez mais frequentes e, mesmo com os vários avisos feitos pelas empresas aéreas, passageiros muitas vezes acabam perdendo o voo

Facilite o embarque

Com alguns dias de antecedência, organize em um envelope ou numa pasta seu RG, CNH ou passaporte (voos internacionais), junto com as informações sobre o voo.

Evite Roubos

Nunca peça informações a estranhos. Na dúvida, procure um agente da Infraero ou um policial devidamente identificado. Normalmente os roubos são realizados por duplas ou trios, com uma pessoa que se aproxima do viajante para distraí-lo e as outras que pegam as malas. Para não atrair a atenção dos ladrões, evite abrir sua bagagem em público.

Falar ao celular é outro momento em que os bandidos atacam, por isso não se distraia ao usar o aparelho. No desembarque, certifique-se de imediato se a bagagem está exatamente como foi despachada. Em caso de dúvidas, procure pelo encarregado da companhia aérea.

Check in

Como a espera pode ser grande na fila de check-in, fique atento durante as conversas com estranhos. A situação exige cuidado não só sob o aspecto de segurança pessoal, mas também em relação ao transporte de bagagem. Já foram registradas ocorrências em que viajantes transportando bagagens com conteúdos impróprios, inclusive drogas, alegaram estar com excesso de bagagem e pediram a outra pessoa que transportasse