Visitar o Japão é mergulhar em um mundo único, que equilibra tradições milenares com um dos ritmos de vida mais frenéticos de todo o mundo.
Conhecer um pouco desta esta vasta cultura em pouco tempo não é uma tarefa nada fácil para quem viaja à terra do sol nascente.
Para facilitar a vida de quem nunca foi ao país, mas quer vivenciar alguns dos aspectos essenciais do Japão, o jornal “The Huffington Post” listou oito coisas que não podem deixar de serem apreciadas. Confira quais são elas:
Cerimônia do chá
O ritual é uma tradição muito antiga e venerável, que segue quatro aspectos básicos: harmonia, respeito, pureza e tranquilidade. O objetivo do anfitrião é oferecer uma bela experiência espiritual para todos os envolvidos. Por isso, tudo desde a comida até a pintura nas paredes, é feito com esmero.
Gueixas
Muitos populares durante o século 19, a profissão continua até os dias de hoje, mas em escala bem menor. Elas não são prostitutas, mas verdadeiras artistas muito bem treinadas em canto, dança e em ter conversas estimulantes. Conhecidas por sua maquiagem e quimonos extremamente elaboradas, gueixas autênticas não são fáceis de serem encontradas e muitas vezes se apresentam em clubes particulares. Uma boa oportunidade de vê-las é caminhar ao anoitecer pelo distrito de Gion, em Kyoto.
Monte Fuji
A montanha mais alta do Japão é um vulcão adormecido, cuja última erupção ocorreu há 300 anos. Considerado um dos lugares mais bonitos do país, subir ao seu cume é permitido para qualquer pessoa e cerca de 300 mil visitantes fazem a rota todos os anos. O período em que é possível realizar a caminha, porém, é curto, e só dura só de junho a agosto, já que no restante do ano o clima é muito imprevisível e a neve muito abundante.
Degustação de saquê
Este tipo único de vinho feito de arroz é a bebida nacional. Existem centenas de estabelecimentos no Japão que produzem uma ampla variedade de saquê, com gostos e aromas diversos. Dependendo do tipo, o drink tem de ser servido quente, gelado ou na temperatura ambiente. Por causa disso, é aconselhável pedir ajuda a um barman na hora de provar o vinho.
Sushi
Provavelmente o produto de exportação mais conhecido do país, o melhor lugar para prová-lo é ao redor do mercado de peixe Tsukiji, em Tóquio. A pedida é chegar cedo ao local e ver uma quantidade inimaginável de frutos do mar frescos. Depois, vá até um dos sushimen locais e peça uma das variedades da iguaria que só são feitas por lá.
Sumô
Às vezes tratado como piada no Ocidente, o esporte é muito sério e apreciado no Japão. Tóquio, Osaka, ou qualquer outra grande cidade japonesa oferecem boas lutas da modalidade centenária. Fique atento e compre os bilhetes para os combates com antecedência, pois frequentemente as entradas se esgotam rapidamente.
Onsens
As onsens, ou fontes de água termais, estão por toda a part