gplus
   

Brasília Palace Hotel recebe a classificação de "histórico"

26/09/2012 12:01

Confira Também

É quase como viajar no tempo. Na porta de entrada, uma Rural Willys de 1964, que foi usada por ninguém menos que Juscelino Kubitschek. Do lado de dentro, itens de decoração criados nos anos 50 e 60.

Confira as matérias do Metro Brasília
Veja mais edições do Metro pelo país


O capricho do Brasília Palace Hotel em recriar o clima da inauguração da capital mereceu reconhecimento do Ministério do Turismo. O prédio desenhado por Oscar Niemeyer foi oficializado nessa terça-feira, dia 25, como o primeiro hotel histórico do país.

Na avaliação promovida pelo Governo Federal, mais do que a decoração, pesou a importância do espaço para o país. Inaugurado dois anos antes da capital, em 30 de junho de 1958, o Brasília Palace hospedou visitantes famosos, como a Rainha Elizabeth II, o presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, o revolucionário argentino Che Guevara e os escritores franceses André Malraux e Jean Paul Sartre.

Suíte

Em 5 de agosto de 1978, um incêndio destruiu parte do prédio, que até hoje é propriedade estatal. Naquele ano, o Brasília fechou as portas e só reabriu em 2007, sob a administração do grupo Paulo Octávio.

Em abril último, o hotel ganhou uma suíte dedicada a Oscar Niemeyer. No quarto de 47 metros quadrados, os hóspedes têm direito ao conforto da tecnologia aliada ao charme do estilo retrô. "O hotel tem todas as facilidades de um quatro estrelas, com o diferencial de lembrar o passado", afirma o gerente, Daniel Bernardes.

Tesouros de época

Confira os detalhes permitem uma viagem ao Brasil dos anos 1960, época da inauguração da nova capital:

Equipamentos retr¿¿

1) A suíte Niemeyer tem cadeiras do designer dinamarquês Verner Panton;

2) As cadeiras vermelhas no lobby são as únicas peças que sobraram do mobilíaro original;

3) No quarto temático, a mesinha de cabeceira e o telefone de disco são releitura de móveis da época;

4) A geladeira é nova, mas segue linhas dos anos 1950.

Veja mais em: BAND