gplus
   

Templos Gregos: Kefalonia se reinventa depois de terremotos em 1953

28/09/2012 11:34

Confira Também

Kefalonia (ou Cephalonia) foi habitada desde os tempos pré-históricos. Hoje, os moradores gostam de dizer que são descendentes de Ulisses. No entanto, lá o turista não vai ver muita história. Isso porque, após os terremotos que arrasaram a ilha e quase levaram tudo ao chão em 1953, grande parte das suas mansões neoclássicas, assim como os edifícios públicos venezianos e britânicos, foram destruídos.

Confira as matérias do Metro São Paulo
Veja mais edições do Metro pelo país


Pode-se encontrar um único resto da arquitetura pré-terremoto, uma construção sobrevivente no norte da ilha, nas aldeias peculiares de Fiscardo e Assos. Os tempos de glamour voltaram à ilha no século 21. As filmagens de "O Capitão Corelli", em 2000, trouxeram uma série de estrelas de Hollywood (Madonna, Penélope Cruz, Tom Hanks, entre outros) para Kefalonia.

Destaques

Durante a estadia na ilha, os turistas podem visitar locais como Argostoli, Fiscardo, o Castelo de Assos, as grutas Melissani e Drogarati, o Castelo de St. George, o mosteiro de St. Gerassimos e muitas pequenas vilas pitorescas ao longo do caminho.

Para amantes do trekking, Ainos (1.620 m) é a mais alta montanha da ilha. No seu topo a vista é incrível. Lá, em tempos antigos, um templo de Zeus estava situado, de acordo com o autor grego Hesíodo.

Passeios

Província de Sami
Na região, você pode visitar a caverna marítima Melissani por meio de um passeio de barco (o melhor horário é entre 12 e 14 horas, porque o sol bate verticalmente na subterrânea água turquesa, através de um buraco no teto da caverna).

Lá o turista poderá ver o antigo templo onde o deus grego Pan era adorado. Outra opção é a enorme caverna Drogarati, que tem impressionantes estalactites e estalagmites. Ela possui o maior espaço interno de caverna em toda Grécia (65 x 40 x 20 m). Lá já foram realizados concertos, por causa de sua acústica perfeita e de sua capacidade para 500 pessoas.

Província de Krani
Kefalonia é a capital da ilha, e vale uma visita. Na parte da manhã, o melhor passeio é o museu "Corgialenion Historical and Folk Art Museum". Depois, o turista pode desfrutar de um café no Premier Cafe-Restaurant na Praça Central. Em seguida, a dica é visitar a Light House, na região de Lassi, e ir nadar em uma das praias próximas (Makrys Gyalos, Platys Gyalos, Minies).

Vila de Assos
O primeiro ponto de parada é o Castelo de Veneza. Uma boa ideia é parar para um mergulho na Dafnoudi, na Eblyssi ou na praia Foki, que ficam no caminho para a aldeia pitoresca de pescadores, chamada Fiscardo.

Lá o turista pode comer iguarias locais. Depois da refeição, o ideal é aproveitar e passear entre os iates, as pequenas lojas na margem do rio e as belas ruas laterais. Fiscardo também tem uma vida noturna agitada, com festas que duram toda a madrugada.

Praias

Myrtos
A praia tem grandes pedras e profundas águas turquesa. Além disso, uma grande caverna enfeita o lado esquerdo da faixa de areia. O pôr do