Ainda há lugares no mundo intocados e, um bom exemplo, é a área de Tavira, no sul de Portugal. A região tem resistido à paisagem urbana que, infelizmente, já se espalhou pelo centro e por Algarve ocidental. Seus encantos atraíram pessoas como Hallie e Tim Robinson, um casal inglês que deixou a vida corrida em Londres para começar uma nova etapa.
Eles construíram um hotel de luxo perto de Tavira, no extremo leste do Algarve, chamado Fazenda Nova. É um sonho que se tornou realidade para este jovem casal que se instalou em Tavira em 2008 com seus três filhos. Restaurar e transformar a antiga casa do século 19 levou cinco anos. O prédio manteve as características arquitetônicas típicasde Algarve, como as chaminés tradicionais e os terraços. Nos jardins, a natureza, representada pelas amendoeiras e oliveiras mistura-se com áreas para sentar e apreciar a vista. Mas, no interior, o hotel tem um estilo moderno e confortável.
Esta propriedade de 10 hectares pode ser o lugar perfeito para relaxar e conhecer as cidades de Tavira, Fuzeta, Olhão, e as suas praias paradisíacas. Fazenda Nova tem o seu próprio pomar e seus jardins de ervas. Na época da colheita, os hóspedes participam da atividade. Produtos da fazenda, incluindo um óleo de oliva de alta qualidade e artigos dos mercados locais de Olhão e Tavira estão na culinária do restaurante A Cozinha.
A comida é um dos destaques do local, e sua produção é comandada por dois chefs, um português, Ricardo Aragão, e outro inglês, Kate Lewis. Todos os dias, eles preparam um pão no próprio resort em um forno de mais de 200 anos.
Hallie e Tim desenharam o interior e a decoração, misturando objetos tradicionais portugueses com móveis vindos da Indonésia e do Brasil. O hotel é u m verdadeiro relicário de objetos e obras de artes da antiguidade.
Mesmo com todo o trabaho duro, o casal não parece se arrepender de ter deixada a vida em Londres. A mudança radical aconteceu depois que Tim sofreu um ataque cardíaco, influenciado pelo estresse. Foi a gota d’água para o casal, que decidiu investir em um lugar mais tranquilo.
A culinária local
Jantar ou petiscar tapas à portuguesa durante o pôr do sol da pequena aldeia de Cacela Velha em restaurantes como a Casa Azul, a Casa Velha e a Casa da Igreja é uma ótima pedida. Na região existe outro bom restaurante chamado O Costa, localizado próximo à Lagoa Fábrica. Nesses locais são servidos ostras, mariscos e frutos do mar da região, além do tradicional arroz de peixe.
O mercado de vegetais e peixes de Olhão, uma cidade pitoresca que abriga o famoso Festival do Marisco que ocorre em agosto, é o fornecedor dos ingredientes locais. Para chegar até ela é necessário navegar um percurso de balsa pela Ilha da Armona, um trecho com praias incríveis. Em Olhão, o restaurante mais indicado é O Bote, que serve pratos de peixe e frango.
O melhor da região
Não deixe de conhecer, na cidade de Tavira, sua ponte romana, antigas igrejas e sua bela praia, localizada na Ilha de Tavira, que só tem acesso por barco, já que é preciso atravessar a lagoa da Ria Formosa.
Uma ótima maneira de conhecer melhor a área é um cruzeiro pelo Parque Natural de mesmo nome, com ilhas e