gplus
   

Bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos amanhã

26/10/2012 12:02

Confira Também

Entre o verde do mar e o azul do céu. Mais precisamente diante do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, a quase 400 metros de altura. Ali está o Bondinho. Há 99 anos e 364 dias. O teleférico mais famoso do mundo completa 100 anos amanhã.

Veja as notícias do Metro Rio de Janeiro
Confira mais edições do Metro pelo país


O projeto do engenheiro Augusto Ramos, criador da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, deu origem ao primeiro modelo do Brasil e o terceiro do mundo. O que era ideia de maluco, hoje é visto, de todos os ângulos, como um feito genial.

De um lado para o outro, o mirante aéreo passa sobre o recorte da orla da zona sul, revela a cadeia de montanhas do Corcovado, o Cristo Redentor e as mais belas paisagens da Cidade Maravilhosa.

A paixão é mundial. Não são só os moradores do Rio de Janeiro que amam o teleférico centenário. Turistas, de todas as partes do mundo, também demonstram sua admiração e curiosidade pelo tour nas alturas do Rio.

"É um ótimo lugar para ver a cidade, é uma das melhores paisagens", exclama o casal de australianos Marisol Cincunegui, 29 anos, e Matthew Han, 37, em sua primeira viagem ao país.

Uma família de Belo Horizonte também faz elogios ao aniversariante do século. "É o melhor lugar da cidade. O passeio é até mais legal do que o do Cristo Redentor", compara Maurício Quadros, 47. "Acho que o Rio é a cidade mais linda do mundo. Acho não: tenho certeza", revela Vanessa Quadros, 47.

Para a festa, duas mil fatias de bolo, prêmio para todo visitante número cem que chegar ao topo do morro e a exposição "100 anos Bondinho". A mostra conta com projeções de imagens da história do teleférico e da cidade divididas entre as estações do ponto turístico.

Bondinho do Rio comemora centenárioDivulgação

Centenário e moderno

É o auge. Com um novo projeto de modernização orçado em R$ 6,1 milhões, o teleférico terá, ao longo de 2013, novo sistema de controle de acesso, coberturas de vidro mais modernas, melhorias de infraestrutura das estações e reforma do anfiteatro do Morro da Urca.

Ao completar um século, o Bondinho mostra que nunca é tarde para se reinventar.

Bondinho do Rio comemora centenárioBruna Prado/Metro Rio

Curiosidades

- 400 operários e 100 alpinistas ergueram a estrutura do teleférico

- Steven McPeak atravessou o cabo se equilibrando só com uma vara, em 1977

- James Bond gravou cenas do filme "007 Contra o Foguete da Morte", em 1979, no ponto turístico

- 40 milhões de visitantes já passaram pelo Bondinho

- 224 metros é a altura do Morro da Urca e 395 metros é a do Pão de Açúcar

- 700 toneladas é quanto pesa o teleférico cheio, com 65 pessoas. O mesmo peso de quatro elefantes adultos e um filhote

- 36 km/h é a velocidade média do Bondinho

- 2 minutos e 40 segundos é o tempo de viagem até o Morro da Urca e o morro do Pão de Açúcar