Carros, ônibus, trens e metrôs deixaram de ser as únicas opções para quem deseja explorar o centro de São Paulo. Agora, quem quiser conhecer a arquitetura e um pouco da história da capital pode partir para o tour de um jeito muito mais saudável: de bike.
Veja mais notícias do Metro São Paulo
Confira as edições do Metro pelo país
O trajeto, que totaliza 12 quilômetros de extensãp, começa na Av. Paulista, passa pela Rua Vergueiro e pela Av. Liberdade até se conectar ao centro da cidade. Somente nessa região são 5,5 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas nos domingos e feriados.
Ao circular pela via, o visitante irá ver de perto importantes marcos culturais e arquitetônicos de São Paulo, como o Edifício Martinelli, o Mosteiro de São Bento e o Theatro Municipal.
"O ciclista pode visitar também o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem, que ficam lado a lado. Também é possível participar de atividades programadas nos centros culturais", diz o diretor da SPTuris (São Paulo Tursimo), Arley Ayres.
Ampliação
Em breve, o passeio ganhará mais um trecho. "No dia 4 de novembro, o percurso será estendido até a Praça da Luz, totalizando 7,5 quilômetros de vias para ciclistas na região central", diz Ayres.
Até o dia 11 de novembro, mais 20 quilômetros de ciclofaixas serão colocadas em funcionamento. "Será um trecho que vai ligar a Av. Paulista até o Parque Ibirapuera", conta.
Hoje, a cidade de São Paulo possui 206 quilômetros de vias para ciclistas. Segundo a SPTuris, são 85 quilômetros de ciclofaixas, 58 de ciclorrotas e 63 quilômetros de ciclovias.
Rotas crescem e se espalham na cidade
Além da região central, as ciclofaixas contemplam também as zonas Leste, Sul, Oeste e Norte. No trecho Sul/Oeste, a via interliga os parques do Povo, o Ibirapuera, das Bicicletas e o Villa-Lobos. Na soma são 22,5 quilômetros de percurso (se for considerada a ida e a volta, chega a 45 quilômetros).
Já na zona sul, um novo percurso deve ser inagurado em breve. "Estamos negociando com parceiros uma nova faixa na zona sul, na região da represa de Guarapiranga. A negociação já está em estágio avançado", diz Arley Ayres, da SPTuris.
No trecho Norte, a praça Heróis da FEB se liga ao metrô Parada Inglesa e ao parque da Juventude em oito quilômetros de extensão (ida e volta).
O trajeto compreende a avenida Santos Dumont, avenida General Pedro Leon Schneider – toda extensão, a Av. General Ataliba Leonel – entre a Rua Voluntários da Pátria e a Praça Orlando Silva –, e a Av. Luís Dumont Villares.
Dicas para pedalar em São Paulo
1) Antes de parar a bicicleta no cruzamento, engate uma marcha que lhe permita arrancar rápido
2) Use roupas claras ou chamativas para que os motoristas possam vê-lo
3) Mantenha os refletores sempre limpos
4) Evite transitar por ruas e avenidas movimentadas
5) Mantenha-se à direita e não ande na contramão
6) Apenas olh