gplus
   

Ruínas de Israel fascinam visitantes

30/11/2012 10:41

Confira Também

Israel guarda traços de seus antigos habitantes em cada canto do país. Para quem quer conhecer bem esse passado, a cidade de Cesareia, no Mar Mediterrâneo, ao norte de Tel Aviv, é uma ótima opção de roteiro para as férias.

Herodes, rei da Judeia, construiu a cidade 25 anos antes de Jesus nascer. Como sinal de seu poder, ele também construiu o primeiro porto artificial do mundo. “Era um porto feito pelo homem em pleno mar aberto”, explica Jacob Sharvit, arqueologista marinho da Israel Antiquities Authority. 

Para ele, a emoção do lugar, mesmo milhares de anos depois, ainda é palpável. “Eles entendiam tudo sobre o vento, as correntes marítimas. Se construíssemos esse porto hoje em dia, os materiais seriam diferentes, mais modernos, mas faríamos basicamente da mesma maneira.” 

Com roupas especiais e um mapa à prova d’água, os turistas podem explorar as ruínas de um navio romano que naufragou há muitos anos. É praticamente um museu subaquático. 

Porém, também há muito para ver em terra firme, como as ruínas de um anfiteatro, um hipódromo e um palácio projetado para as ondas do Mediterrâneo. 

Após a morte de Herodes, a cidade se tornou a capital romana da região até o ano 640, quando foi tomada pelos árabes, que governaram aregião até 1101, ano de início das cruzadas. Em 1261 a cidade foi dominadanovamente, só que dessa vez pelos mamelucos, que a deixaram em ruínas. 

Em 1878, refugiados muçulmanos da Bósnia chegaram à região, mas acabaram por deixá-la em 1948, durante a Guerra da Independência. Cada um desses povos deixou sua marca nos muros e construções da cidade. 

E isso tudo só em Cesareia. No norte da cidade ainda estão assentamentos fenícios mais antigos que o próprio domínio de Herodes. 

Veja outros pontos de interesse na região:

Túnel de Ezequias

Há cerca de 2.800 anos, para parar os exércitos invasores que estavam cortando a água de Jerusalém, trabalhadores esculpiram um túnel paradesviar água do rio Gihon, sob as muralhas da cidade. Hoje é possível percorrer esse túnel a pé.

Beit She’arim


Dentro das cavernas ocas de calcário foram construídos centenas de sarcófagos com inscritas esculpidas, que guardaram os restos mortais de pessoas muito ricas e importantes da época. Eles podem ser encontrados até hoje. 

Masada


No ano 70, cerca de mil judeus que estavam fugindo encontraram abrigo em um local no topo de um assentamento  isolado e alto, onde Herodes havia construído uma fortaleza. Soldados romanos, para tentar alcançá-los, construíram uma rampa enorme.

Veja mais em: BAND