Existe uma maneira melhor de se sentir parte da história de um país do que se hospedar em um local que mantenha esse passado vivo na sua arquitetura? Pensando na identificação do turista com seu destino, muitos locais como antigos castelos, conventos, palácios e casas senhoriais se tornaram hotéis.
Lugares que costumavam ser ponto de parada apenas em passeios agora podem fazer parte do cotidiano do viajante por algum tempo. O objetivo é que as pessoas consigam reconstruir um pouco da vida daqueles que viveram no mesmo lugar há tantos anos. Além disso, a medida ajuda a gerar renda para a preservação da construção.
Conheça a seguir quatro destinos que podem fazer com que você viva essa experiência:
Espanha
Paradores é uma empresa que cuida de alguns dos mais importantes marcos arquitetônicos da Espanha e que vem tranformando-os em hotéis acolhedores nos últimos 80 anos.
Cada Parador possui um grande restaurante onde se pode aproveitar o melhor da culinária local. O Parador de Cardona, por exemplo, abriga uma torre e uma igreja do século 11, dentro de suas muralhas do século 9. Já o Parador de Santiago de Compostela também é uma ótima dica de hospedagem, pois o local é considerado uma das mais antigas hospedarias do mundo.
Reino Unido
O National Trust Cottage é a hospedagem da instituição de caridade de mesmo nome, que já tem 100 anos, e se dedica a proteger e garantir o funcionamento de propriedades históricas, jardins, florestas e praias e abrí-las ao público. A instituição gerencia mais de 400 propriedades, que vão desde casas simples até grandes mansões.
Algumas das hospedagens mais exóticas que a instituição oferece é o castelo de Doyden, ao lado do farol de Northumberland, no Reino Unido. O lugar foi construído em 1830 para servir como um ambiente especial para festas.
Escócia
O Landmark Trust é uma organização criada em 1965, que tem como missão o resgate e a conservação de locais históricos. Eles encontram prédios e casas que estejam em risco e as restauram para garantir seu funcionamento no futuro. Entre as propriedades que a organização administra estão prédios de 1250 a 1970.
A mais interessante hospedagem da empresa é uma antiga casa de férias conhecida como The Pineapple (o abacaxi, em inglês), que fica na Escócia. A hospedagem recebe esse nome porque o seu formato é similar ao da fruta.
Portugal
Uma organização estatal é responsável por castelos que têm uma grande relevância histórica, conventos e palácios, transformando-os em hotéis confortáveis desde 1950. Essas hospedagens têm excelentes restaurantes, onde se pode saborear o melhor da gastronomia regional, além de ótimos vinhos. Os preços das diárias desses hotéis giram em torno de 85 euros.
As melhores propriedades desse grupo são o Palácio de Estoi, em Algarve e a Pousada de Arraiolos, na cidade de Arraiolos, no Alentejo. A segunda hospedagem foi instalada onde antes era um convento do século 16
Veja mais em: BAND