Um levantamento feito pela SPTuris (São Paulo Turismo) aponta que 44% dos frequentadores do Mercado Municipal da capital são turistas do interior, de outras regiões do país ou estrangeiros. Os moradores da Grande São Paulo representam 56% do público do entreposto comercial.
A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 11 de novembro, revela que, em média, o frequentador fica uma hora e 38 minutos circulando pelos corredores do Mercadão, e seu gasto gira em torno dos R$ 89,73. Comer é o principal atrativo, para 39,2% dos entrevistados.
O espaço é visto como uma opção de lazer e passeio para 24,8% dos visitantes. Apenas 17,7% vão exclusivamente para fazer compras. A maioria (60%) faz a visita com mais uma ou duas pessoas. Entre os locais mais visitados, bares e restaurantes lideram, com 63,7% da preferência,seguidos pelas bancas de frutas e verduras (38,8%), empórios (36,1%) e frigoríficos e peixarias (28,5%).
O Mercadão também ajuda a atrair turistas para outros pontos do centro: 44,6% dos entrevistados disseram que aproveitam a ida ao centro de compras para passar em outros pontos da região. A maior parte deles (76,4%) esticam o passeio até a rua 25 de Março, 5% optam pelo Brás e 2,9% pela rua Santa Ifigênia.
O frequentador do Mercadão ainda aproveita para ir ao Theatro Municipal, ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Catavento. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada ao Mercado pelos frequentadores foi 8,5. Para os visitantes, os aspectos mais importantes do centro de compras são sua diversidade (34%), bares e a gastronomia (21,7%), as frutas (12,1%), a qualidade dos produtos oferecidos (7,8%) e a beleza e a arquitetura do espaço (3,.5%).
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