Eles estão nas ruas, nos parques, academias, quadras e em toda a parte. Cada vez mais se nota que as pessoas das grandes cidades estão se movimentando. São os atletas amadores, que buscam saúde, prazer, escapar do stress e vencer os próprios limites. Praticar esportes tem se tornado mais frequente, segundo dados do Ministério da Saúde. A taxa de brasileiros que se exercitam durante o tempo livre cresceu 11% entre 2009 e 2013.
Vida saudável e autoestima são alguns dos motivos que levam as pessoas comuns a realizarem atividades físicas. Entretanto, apesar dos benefícios, os esportistas amadores, de fim de semana ou não, estão sujeitos a lesões - como os profissionais.Confira algumas dicas para fugir delas:
Aquecimento e alongamento
O aquecimento é fundamental antes de começar a prática esportiva. Segundo artigo do professor de educação física da USP, Beto Carnevale “o principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões”.
Alguns especialistas também sugerem alongar os músculos antes dos exercícios, que tendem a ficar enrijecidos quando parados. Sua prática, segundo essa linha de pensamento, proporcionará maior elasticidade e movimentação nas articulações, o que contribui para evitar lesões e aumentar a flexibilidade. Após as atividades físicas, o alongamento ajuda a relaxar a musculatura.
Gelo pós atividades físicas intensas
A microrruptura muscular é normal durante a prática de esportes. Para poder amenizar a dor e se recuperar mais rapidamente, utiliza-se a crioterapia, tratamento a base de baixas temperaturas. Renato Borges afirma que “o gelo faz com que as microrrupturas diminuam através da vasoconstrução. Fora que ele tem uma ação antiinflamatória. Quando acaba uma corrida é bom colocar gelo nas articulações para que a recuperação seja mais rápida”.
Tornozeleiras e joelheiras não evitam lesões
Elas podem ser sugeridas por profissionais da saúde se já existir problemas nas articulações. Porém, se não houver contusões, seu uso é contraindicado. “Se você está com uma tornozeleira e prende seu tornozelo ou pisa num buraco, você pode não torcer seu tornozelo, mas seu joelho será sobrecarregado, a próxima articulação sempre será sobrecarregada. É indicado que você não use (tornozeleira e joelheiras), a não ser que você tenha algum tipo de lesão”, explica Renato Borges.
Voltando de lesão?
Se você ficou afastado dos esportes por conta de lesões, é importante que a carga de treinamento evolua gradualmente, ”do treinamento mais leve para o mais pesado, de acordo com as limitações de dor e angulação”, segundo Renato Borges, preparador físico do São José Basketball.
Apesar das dicas, não se esqueça de ir a médico verificar sua aptidão à prática esportiva. Procurar a orientação de um profissional de Educação Física para desenvolver treinamentos específicos para seus objetivos é altamente recomendado.
Sobre Guilherme de Souza Guilherme
Prefere perguntas a respostas e está num relacionamento sério com o jornalismo. Fã de música e livros, é zagueiro adepto do bom futebol, palmeirense-roxo e ex-taekwondista.
[+] Artigos de Guilherme de Souza Guilherme
Prefere perguntas a respostas e está num relacionamento sério com o jornalismo. Fã de música e livros, é zagueiro adepto do bom futebol, palmeirense-roxo e ex-taekwondista.
[+] Artigos de Guilherme de Souza Guilherme