Começar algo novo é sempre assustador, quem nunca ficou noites em claro esperando que o grande dia chegasse? Quando se trata de trabalho o cenário é o mesmo, um misto de ansiedade, medo e alegria toma conta do novo contratado. Para que tudo corra dentro do planejado, é preciso seguir algumas regras simples, afinal como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
A vaga é sua
Depois da euforia de ser contratado, é hora de planejar a primeira semana. Por ser um ambiente novo, o empregado deve ficar atento na hora de tomar decisões aparentemente simples, como vestir uma peça de roupa. Algumas precauções básicas devem ser adotadas, caso algo dê errado.
- Pesquise a melhor rota para chegar ao trabalho e também caminhos alternativos. Em cidades como São Paulo, por exemplo, nunca se sabe como estará o trânsito;
- Dormir cedo na última noite antes do primeiro dia é imprescindível. Na ânsia de mostrar trabalho, o colaborador pode se atrapalhar caso não tenha tido uma boa noite de sono;
- Tome um café da manhã reforçado, pois se a fome chegar antes do meio-dia, você pode ter problemas, afinal de contas os horários de saída podem ser decididos pela direção.
Juliana Pereira, consultora de recursos humanos da Catho Online, fala mais sobre as dificuldades dos primeiros dias e aproveita para tranquilizar os novatos. "Ao ingressar em uma empresa, é comum que o novo colaborador se sinta deslocado. As dificuldades mais frequentes são dúvidas sobre o desempenho da função e fase de adaptação, afinal são novas regras e procedimentos a serem cumpridos.
No entanto, o profissional deve demonstrar interesse em aprender, conhecer e adaptar-se à cultura, normas e procedimentos da empresa," explica.
Ao estrear em um novo emprego, o profissional sempre coloca na cabeça a ideia de que deve impressionar todos, especialmente os chefes. Este ímpeto que toma conta da pessoa é sempre bem-vindo, porém é necessário ter discernimento e moderação, pois uma pessoa eficiente pode ser facilmente confundida com um puxa-saco.
"Ao mesmo tempo em que temos que mostrar 'para que viemos' e provar que podemos fazer a diferença, estamos nos adaptando a um novo ambiente, com novas pessoas, e com uma cultura própria, por isso, humildade é fundamental nesse processo. Mesmo que você esteja entrando em uma posição de liderança, com mais experiência, ou com maior formação, entenda que é preciso primeiramente conhecer as pessoas, sua realidade e desejos. Não importa se você sabe mais, as demais pessoas estão ali há mais tempo," diz Branca Barão, especialista em comportamento humano.
Causando uma boa impressão
É evidente que o trabalho demonstrado conta muito mais do que uma simples peça de roupa, porém, isso não justifica extravagâncias. O ambiente profissional, na maioria dos casos é um local sério, consequentemente o estilo de cada funcionário deve dialogar com o da empresa. A consultora de etiqueta Janaína Depiné aposta no bom senso.
"Cada empresa e cada profissão tem um código visual, um jeito de se vestir. Por exemplo, advogados são mais formais e por isso costumam usar terno e gravata. Já publicitários são mais informais e a maioria usa jeans e camiseta.
Portanto, leve em consideração o cargo, a empresa e a profissão. Com base nisso, faça a escolha mais clássica dentro do seu universo. Aposte em peças de cores neutras como uma calça sem detalhes e mais escura e uma camisa clara," encerra.
- Mantenha sua mesa organizada, nada de copos espalhados por todos os lados, e nem pense em comer na frente do computador. Os restos de comida podem cair no teclado.
- Evite atrasos, pontualidade é a chave para causar uma boa impressão. Na hora de ir embora, não seja o primeiro a desligar o computador, espere, dê preferência que alguém saia antes.
- Faltas injustificadas podem significar o fim da linha. Ao menos que você esteja com 40 graus de febre, pense duas vezes antes de ficar na cama até mais tarde.
- Se coloque sempre à disposição de seus superiores. É claro que precisa existir bom senso de ambos os lados, porém é deselegante negar alguma tarefa, ainda mais na primeira semana.
- De maneira nenhuma minta em seu currículo, pois tudo o que você disse lá, vai ter que ser posto em prática ao longo do tempo.
Após entender o que deve e o que precisa ser evitado dentro da empresa, é hora de se enturmar. Ninguém gosta ou deve entrar mudo e sair calado do trabalho, pois isso pode prejudicar e muito o rendimento do profissional. Branca Barão explica que os veteranos precisam ser cordiais com o recém-chegado.
"O papel dos colegas é fundamental e pode fazer com que essa pessoa vá mais feliz para casa já depois do primeiro dia de trabalho. Ajude o novo colega a fazer parte de tudo o que for possível, assim ele se sentirá incluído no grupo, seja para um trabalho, para tomar um café, para almoçar. Hoje, sabemos que ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é muito importante para as pessoas.
Mais de 90% dos profissionais dizem que têm amigos no trabalho e não apenas colegas e que é essencial ter alguém em quem confiar e com quem possam confidenciar. Isso torna o trabalho mais leve e você mais feliz," salienta.
O novo colaborador possui muitas responsabilidades na primeira semana, mas os chefes também precisam colaborar para o sucesso. Existem empresas que realizam uma série de atividades de boas-vindas, almoços, levam o funcionário para um passeio pelos departamentos. Juliana Pereira, consultora de recursos humanos da Catho Online destaca a importância dos diretores.
"O papel do chefe é fundamental para moldar o estilo de gestão de uma empresa. Atualmente a maioria das organizações trabalha com uma liderança democrática, onde os liderados possuem total liberdade para expor ideias e opiniões. O Líder exerce um papel muito importante neste contexto, pois ele tem o dever de proporcionar um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sintam confortáveis para desempenhar suas funções, extraindo o melhor de cada profissional e atraindo talentos," salienta.
Como foi abordado, o novo sempre vai assustar, porém, a sensação de que existe algo promissor pela frente é única. Com um pouco de moderação e muita vontade de crescer, é possível tirar de letra os primeiros dias de trabalho. Mãos à obra!