Há oito anos, o mundo se despedia de Ray Charles Robinson, o pianista norte-americano que definiu o que conhecemos por música soul e foi precursor do R&B. Eleito o segundo maior cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone, Ray Charles perdeu a visão ainda criança, mas em vez de entregar os pontos, ele os acumulou -- como um verdadeiro homem.
Aos 74 anos, o cara havia chegado mais longe que boa parte dos gênios da música e carregava muito mais do que fortuna e discos de ouro. Ele foi um dos raros artistas que protestaram contra a segregação racial nos EUA e conseguiram se livrar do vício em heroína.
Diante de sua jornada poeticamente persistente, Ray virou até filme. No mesmo ano de sua morte, o ator Jame Foxx comoveu plateias e levou até um Oscar ao reviver seus passos desde a infância pobre em Seattle.
Meninos se tornam homens quando enxergam o erro como um caminho para a vitória. Veja a seguir sete diretrizes que acompanharam Ray Charles em sua escuridão rumo ao sucesso.
NÃO DEIXE QUE NADA TE TRANSFORME NUM INVÁLIDO
A deficiência se encontra muito mais na consciência do que na limitação física. Ao apurar os ouvidos desde jovem para usá-los comos seus novos olhos, Charles descobriu que enxergava muito além do que a maioria das pessoas.
ABRA OS OLHOS E DESCUBRA O LADRÃO
Garotos querem garantias, homens abrem os olhos. O músico não podia conferir o valor das notas do pagamento, mas aprendeu a “ler” as situações e o comportamento de quem o cercava.
QUER SE VIRAR SOZINHO? APRENDA DEPRESSA!
Choramingar não impulsiona qualquer estratégia. Antes mesmo de pensar em desistir, Ray Charles arregaçou as mangas e mergulhou de cabeça em sua nova perspectiva do mundo. Ele realmente acreditava que sua alma lhe “pregava peças”, como cantou em I Believe To My Soul.
SABER A HORA DE PARAR
Na juventude a gente erra, porém quando homens apenas assumimos quando erramos. Charles encarou de frente e olhos fechados uma das batalhas mais difíceis: o vício em heroína. E venceu.
MENINOS FINGEM QUE ESTÃO DORMINDO, HOMENS CEDEM O LUGAR
O gênio da soul music comprovou que sua audição não se estagnara somente na música. Por anos banido do estado da Georgia (onde nasceu) ao se negar tocar para públicos separados por cor, Charles ignorou sua pressa juvenil. No momento oportuno, 21 anos depois, ele foi convidado a voltar e sua canção Georgia On My Mind virou hino.
SE VOCÊ PENSA EM CENTAVOS, GANHARÁ CENTAVOS
Não há nada errado em conversar. Um homem independente está sempre aberto a ofertas melhores no mercado e sabe separar negócios e amizades.
HOMENS FAZEM O QUE TEM QUE SER FEITO
Ray Charles subia no palco e botava para quebrar. Fora dele, o artista fazia o impossível para voltar pra lá.