Oportunidade virtual Batemos um papo com uma blogueira de respeito do YouPix para saber: como fazer o emprego te encontrar pela internet? gplus
   

Oportunidade virtual

Batemos um papo com uma blogueira de respeito do YouPix para saber: como fazer o emprego te encontrar pela internet?

Confira Também

Depois do trabalho, as reclamações. Sim, porque reclamar é último verbo a que recorremos quando só resta encarar nossas próprias limitações -- ou assistir o próximo capítulo da novela. Se você não costuma dormir no ponto e acredita que seu potencial não é totalmente explorado por sua ocupação atual, chegou a hora e rever seus conceitos e dar um tapa no seu portifólio online.

Para te ajudar nessa empreitada, conversamos com uma fera no assunto: a carioca Luisa Clasen, vlogueira e blogueira do YouPix, uma referência nacional entre os sites de cultura e comportamento. Com apenas 21 anos, ela coleciona mais de cinco mil fãs no twitter e já passou a marca dos mil assinantes no Facebook. Tá bom pra você? Então veja a seguir as dicas que conseguimos de bandeja!
 
1 - CURRÍCULO AINDA NÃO É COISA DO PASSADO
Mesmo tendo perfis em redes sociais, só o currículo vai dar informações mais aprofundadas e, acima de tudo, mostrar que você não é um doido indisciplinado. Na maioria das vezes, quem tá contratando é mais velho que você e vai apreciar um pouquinho de cuidado e dedicação. O currículo significa que você se dedicou àquilo.

2 - OBJETIVIDADE SEMPRE
Ninguém tem tempo de ler um texto enorme. Pense assim: quantas abas você tem abertas no seu browser? Multiplique isso por 5 e provavelmente será o número que seu recrutador terá (no mínimo!). Se você não conquistá-lo em segundos, ele perde a paciência e vai fazer outras coisas. E o seu currículo/portfólio vai para o limbo...

3 - REDES SOCIAIS: UMA REALIDADE
Clasen confessa não gostar muito, mas reconhece a importância do LinkedIn. A blogueira recomenda deixar as informações atualizadas não somente lá, como também no Facebook. Para ela, os perfis de Instagram e Twitter ajudam, porém são mais eficientes na área de criatividade ou artes -- para texto, o Tumblr também é ótimo.

4 - USE A INTERNET A SEU FAVOR
Evite o oversharing -- escrever informações inúteis, compartilhar fotos que são "too much information" (tipo fotos bêbado na balada, ou de bikini, etc). O mais importante: a forma como você escreve. Tudo bem abreviar "você" pra "vc" e outras coisas do tipo, porém cometer erros gramaticais ou escrever como um adolescente revoltado não pega nada bem. Ninguém é perfeito, mas que tal reler seu texto antes de postar e quem sabe até jogar no Google aquela palavra difícil? Na internet você tem tempo pra pesquisar e não passar vergonha.

5 - PENSO, LOGO GERO CONTEÚDO
Quando você produz conteúdo, acaba exercitando sua própria disciplina. Isso é muito importante pra todas as áreas! Mesmo que seu material não seja ligado ao seu emprego, só pelo fato de você se envolver com um blog, vlog ou podcast já mostra sua determinação e organização. Como postar material de qualidade? A prática leva à perfeição. Não adianta ficar se autocriticando e nunca postar nada. Poste o que você conseguir, algum dia vai sair uma obra-prima de lá. O ótimo é inimigo do bom, já diziam nossos pais.

6 - CURSO SUPERIOR NUNCA MATOU NINGUÉM
Nas áreas que envolvem criatividade, a formação tradicional tem pouco peso. Afinal, ninguém te ensina a ser criativo na faculdade, né? Mas um curso superior nunca matou ninguém e ainda digo mais: ele oferece não apenas experiência, mas vivência profissional e ainda te garante bons contatos no mercado de trabalho.

7 - CUIDADO COM A LÍNGUA
Nunca fale mal do trabalho ou do chefe em posts abertos. Na hora vai parecer tentador, mas pense: seu futuro chefe pode estar te observando (e julgando) agora mesmo. Ou pior: seu atual chefe! Aí é uma demissão bonita...


8 - A DETERMINAÇÃO FAZ O HOMEM
A menos que você já tenha certa experiência, não troque o certo pelo duvidoso. Freelas são instáveis: tem horas que aparecem vários, outras nem tanto. E o pior, às vezes você tem vários encaminhados, depois o cliente desiste, tem corte no orçamento, etc. Pare de atirar para todos os lados e concentre seus esforços numa posição ou cargo específico.