O Twitter mudou a relação das pessoas com a Internet. Esta nova forma para se comunicar virtualmente com o mundo permitiu que os usuários selecionem seus interesses de consumir informação, e escolham sobre qual assunto desejam saber. Entre a avalanche dos perfis existentes no microblog, somam-se 175 milhões de usuários que geram 95 milhões de recados enviados diariamente.
É possível sentir o poder da ferramenta quando nota-se que todos os programas de TV, publicações impressas, sites verticais, portais de Internet, marcas esportivas e grandes empresas compraram a idéia de fazer parte da rede, embora cada um tenha traçado seu posicionamento. Fato é, o mundo aceitou e aderiu ao Twitter. Hoje, quando surge qualquer assunto, seja numa reunião corporativa ou numa mesa de bar, para certificar-se de que o tema está realmente em voga e saber mais sobre ele, basta acessar o microblog e ver quais são os tópicos mais discutidos.
Aqueles que entenderam essa proposta com maior rapidez que outros, trataram de tirar dela proveito em benefício próprio. Assim como Barack Obama e Lady Gaga falam com seus fãs e desafetos via Twitter, milhares de outras celebridades fazem a mesma coisa, e, se por ventura, algum famoso muito conhecido ainda não criou seu perfil, tem alguém que faz isso por ele com uma conta fake e ganha seguidores como se fosse a personalidade. É a forma que os fãs acharam para estar próximos de seus ídolos.
Sentindo que esta poderia ser uma maneira de ganhar status de personalidade, ainda que virtual, os perfis fakes cresceram até alcançarem status de verdadeiros famosos. Quem hoje não conhece o usuário @pedreiro_online, com mais de 180 mil seguidores? Duas garotas criativas do sul do país resolveram debochar na rede sobre as cantadas professadas por mestres de obra e atraíram uma legião de fãs e fieis, que retuitam suas piadas e as divulgam pela rede.
Separamos alguns dos usuários mais famosos do microblog. Saiba quem são eles na vida real, como o Twitter mudou a situação financeira deles e como é ser famoso apenas no ambiente virtual.
@edutestosterona, 120 mil seguidores
Eduardo Mendes, 30, paulista, blogueiro, não tem formação universitária. Fã de esportes, cerveja gelada e mulheres quentes. Seu blog Testosterona tem mais de 120 mil visitas diárias. Aderiu ao Twitter para divulgar o blog. Para conseguir maior visibilidade, resolveu adotar a postura da comédia do escracho, com frases como esta, postada sobre o 11 de setembro: “Atentado terrorista pra mim é gorda saindo com barriga de fora”. É tido como um dos machos alfas de maior prestígio on-line. Antes disso, morou no Canadá por dois anos trabalhando como faxineiro em busca de renda. Ganha dinheiro com publicidade em seu blog e com links patrocinados em seu perfil no Twitter. Ele cobra R$ 500,00 reais por cada link divulgado aos seus seguidores.
@FilhodoOCriador, 22 mil seguidores
26 anos, estudante de direito, ateu e engraçado. Mora em Florianópolis e joga futebol americano. Não tem blog ainda, mas pretende fazer um devido ao sucesso que alcançou com o Twitter. Polêmico e sagaz, suas tuitadas como “Feliz dia dos pais: Deixar o filho ser preso, espancado, humilhado, crucificado e morto. Te amo pai. #Amem” conseguem índices elevados de aprovação e rejeição por parte de seus followers. Há pouco tempo utiliza o twitter como uma forma de renda e cobra R$ 200,00 por um tweet patrocinado.
@mussumalive, 110 mil seguidores
Leandro Santos, 28 anos e paulistano da Zona Leste. Criou o twitter em homenagem ao humorista Mussum quando estava em um momento de ócio no antigo emprego de mecânico. Não tinha grandes pretensões para o perfil, mas o crescimento e a notoriedade foram rápidos. Leandro largou o emprego e passou a viver só do twitter e do blog recém-criado Bebida Liberada. No microblog não chega a ser polêmico, mas usa a maneira que o saudoso e cachaceiro humorista se expressava para tuitar, o “mussunzês”, por exemplo: “Eu tenho TOC (Transtorno obsessivo por cachacis)”. Leandro ganha dinheiro com publicidade em seu blog e twitter, é agregado do portal MTV.
@filhadojustus, 10 mil seguidores
J. M., mais de 20 anos e menos de 30. É de Criciúma – SC e trabalha como publicitário. Provavelmente, criou o twitter mais famoso dos últimos tempos, conseguindo a marca de 10 mil seguidores em menos de 30 dias. Tamanho sucesso fez com que o “orgulhoso” papai pedisse para que J. M. parasse de brincar com a figura de sua filha Rafaela, mas o mesmo diz “É impossível parar uma menina de 2 anos”. @filhadojustus não tem tuites polêmicos, mas bordões que caíram na graça dos tuiteiros, tais como “CALA BOCA VOCES”, “VOU MANDAR MEU PAI DEMITIR VOCES TUDO” e falando de sua famosa “BABY SITTEM, BABY SISTER, BABY SITI, AFF”. Apesar do rápido sucesso, o twitter é só pra brincadeira e não há pretensões financeiras com o mesmo.
@pedreiro_online, 180 mil seguidores
Bianca Muller (@bicmuller), curitibana e Joyce Falete (@joycelular), 21 anos, de Belo Horizonte – MG. Isso mesmo, duas meninas, estão por trás de um dos perfis mais machos do twitter. Usando as típicas “cantadas de pedreiro”, foram conquistando fãs e admiradores com o tempo. Bianca, além de tudo é editora do blog Morri de Sunga Branca, onde fala sobre o mundo dos famosos com bom humor. O pedreiro online não é polêmico, e sim carismático. Tuitando frases como “GATA, SEU NOME É ARIEL? É PORQUE TE ACHEI UMA SEREIA, SUA LINDA”, “VOCÊ NÃO É O LEÃOZINHO DO CAETANO VELLOSO, MAS EU GOSTO MUITO DE VOCÊ, SUA LINDA”. Hoje, Bianca e Joyce vivem apenas do twitter e do blog, mas não revelam valores.