Por que o Homem Aranha voltou para a Marvel? Dinheiro e ataques hackes mudaram o rumo do cabeça de teia depois de um longo imbróglio e uma série de presepadas da Sony gplus
   

Por que o Homem Aranha voltou para a Marvel?

Dinheiro e ataques hackes mudaram o rumo do cabeça de teia depois de um longo imbróglio e uma série de presepadas da Sony

Confira Também

Foi um longo inverno para o Homem Aranha e seus fãs! Mas finalmente a tormenta parece ter passado e após uma longa negociação entre Sony (detentora dos direitos do Homem Aranha) e Marvel (sua criadora) o amigo da vizinhança finalmente voltará (pelo menos em partes) para a Casa das Ideias. 

#O Homem Aranha é cria da Marvel, mas os direitos são da Sony
No final do século passado, a então editora de quadrinhos Marvel Comics passava por uma crise sem precedentes e esteve à beira da falência. A solução encontrada para gerar receitas e pagar as contas foi vender os direitos cinematográficos de suas maiores franquias (Quarteto Fantástico, X-Men, Homem Aranha, etc...) e o Homem Aranha acabou sendo negociado com a Sony por US$ 7 milhões e com isso a Sony passou a ser responsável pelo planejamento cinematográfico do herói. 

Por 13 anos, Amy Pascal (vice-presidente da Sony) supervisionou a franquia que passou pela mão de dois diretores Sam Raimi (responsável pela primeira trilogia que contava com Tobey Maguire no papel de Peter Parker) e Mark Webb (o responsável pelo reboot do herói). 

#Entenda porque Marvel quer o Homem Aranha de volta

Anos após a crise, a Marvel acabou sendo adquirida pela Walt Disney e sobre a tutela de Kevin Feige começou uma revolução não apenas nos filmes de super-herói, mas no cinema como um todo. Kevin é o responsável pelo Universo Marvel nas telonas e pelo sucesso de grandes franquias como Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América, Os Vingadores e Os Guardiões da Galáxia.

A Marvel tem ganhado rios de dinheiro e desenvolvido um universo sólido tanto no cinema quanto na TV (com as séries Marvel’s Agents Of SHIELD Agent Carter, além das coproduções com o serviço de streaming Netflix), entretanto o estúdio não disponibiliza dos direitos de algumas de suas maiores franquias, pelo menos até agora. 

Uma série de fatores fez com que o Homem Aranha caminhasse a passos largos de volta para a casa. Ano passado a Marvel anunciou todos os filmes da Fase 3 de seu universo cinematográfico e o grande destaque foi sem dúvida o terceiro filme do Capitão América, que será baseado na “Guerra Civil” (cultuado arco das HQ’s) e contará com um embate entre o Steve Rogers e Tony Stark

Embora o anúncio tenha alegrado os fãs, uma pulga surgiu atrás da orelha de todo mundo que leu a HQ. Afinal de contas, como eles suprirão a ausência do Homem Aranha? Até por que o cabeça de teia tem um papel central na trama, então, como eles mudariam isso? A princípio pensou-se o óbvio e o roteiro seria adaptado para que a cena transcorresse de outra maneira. Mas graças a Coreia do Norte tudo mudou. 

#Os ataques hackers a Sony mudaram a história do jogo

O mundo inteiro acompanhou a saga da Sony contra os hackers norte-coreanos por conta do longa “A Entrevista” estrelado por James Franco e Seth Rogen, e por incrível que pareça tal fato tem uma relação direta com a parceria entre a Sony e a Marvel. Depois que os ataques começaram a vazar todos os dias na internet diversos e-mails trocados por executivos da Sony, e entre eles começaram a surgir às primeiras informações sobre a negociação envolvendo Sony e Marvel. E como era de se esperar, de acordo com as informações, a “Guerra Civil” foi o estopim para que a Marvel se engajasse em trazer de volta seu maior super-herói. E finalmente, para os fãs do amigo da vizinhança ele voltará pra casa de origem após um acordo entre os estúdios.  

#O que podemos esperar do futuro do cabeça de teia?

Depois do sucesso de Os Vingadores, não havia um único fã da Marvel que não sonhava com a possibilidade do Homem Aranha integrar o supergrupo, algo que por questões jurídicas era impossível.  E enquanto o trabalho de Kevin Feige frente a Marvel vinha dando absurdamente certo, o reboot do cabeça de teia feito por Marc Webb sob a tutela de Amy Pascal vinha dividindo os fãs cada vez mais, e traçando o caminho oposto dos sucessos da Marvel. A cada novo anuncio da Sony sobre o futuro do Homem Aranha os fãs ficavam cada vez mais receosos com o que ia acontecer com a franquia. 

Mas essa nova parceria e com a Marvel tem tudo para dar um novo suspiro ao herói que é apenas o super-herói mais popular do planeta, provavelmente a Marvel só topou essa empreitada para trazer o seu principal herói de volta aos seus domínios porque Kevin Feige sabe exatamente o que fazer com ele e como integrá-lo.

Ainda existem dúvidas, afinal não sabemos se Andrew Garfield continuará no papel do herói, se ele passará por um novo reboot, ou se sua estreia será na Guerra Civil, mas esta parceria dos estúdios é o sinal de novos tempos, e nós fãs agradecemos. 

Agora nos resta esperar até dia 28 de Novembro de 2017 para vermos como será o novo filme do herói, ou quem sabe em 6 de Maio de 2016 nós já não os veremos no final da trilogia do Capitão América? Só nos resta esperar e torcer para que a Marvel concerte o estrago que a Sony fez ao herói. 


Marcel Costa