O cotidiano de um procrastinador muitas vezes segue o mesmo enredo: chega ao escritório e senta-se na frente do computador para iniciar uma tarefa. Mas antes vai pegar uma cafézinho para espantar o sono. Depois começa a procurar uma playlist para ouvir enquanto trabalha, e por que não dar uma olhadinha nas redes sociais antes de iniciar as atividades?
O que era para servir de combustível para o trabalho, no entanto, consome horas do dia de quem está imerso na procrastinação. A produtividade, claro, cai vertiginosamente devido às distrações.
LEIA TAMBÉM
Além de todos os malefícios profissionais que a procrastinação pode trazer, ela também pode atingir a vida pessoal do indivíduo e fazer de qualquer atividade um ciclo vicioso de abstrações.
Mas é claro que nem tudo está perdido: é possível evitar algumas atitudes comuns que facilitam a procrastinação e estimular outros atos que podem ser benéficos; confira algumas dicas:
#1 - DIVISÃO DA META
Como foi exemplificado anteriormente, há procrastinadores que têm trabalhos com prazo de entrega e, mesmo assim, inconscientemente gastam horas em atividades banais. Ou seja, é evidente a perda de foco nas tarefas e o prejuízo que a procrastinação pode trazer no ambiente profissional. Pode ser útil, portanto, dividir as metas em partes para serem alcançadas em curtos períodos. Isso dará mais motivação para continuar as tarefas e auxilia no foco e cumprimento de todos os objetivos.
#2 - ARMADILHA DO CONFORTO
Muita gente que trabalha em casa pode enfrentar ainda mais problemas de procrastinação. Isso acontece porque não é tão incomum que algumas pessoas comecem o trabalho em frente ao computador ainda de pijama. O conforto que a vestimenta traz, no entanto, pode se tornar uma armadilha para quem deseja se manter disposto, atento e cumprir todas as metas do dia. Se o seu trabalho é home office, tente livrar-se do pijama antes de iniciar as tarefas profissionais.
#3 - BARREIRAS DE PROTEÇÃO
Para se livrar das distrações que prejudicam a produtividade, é importante estabelecer mecanismos de proteção, barreiras para evitar a procrastinação. Dá para começar desabilitando a conexão de dados do celular, fechando as redes sociais ou selecionando previamente a lista de músicas que será apreciada durante o trabalho.
#4 - ANTECIPAÇÃO DE TAREFAS
"Deixa para mais tarde, daqui a pouco eu faço". Muita gente já falou uma frase parecida com essa, provavelmente você também. E, claro, quando o tempo estava se esgotando e foi necessário começar as tarefas, tudo se tornou bem mais corrido e estressante. Além disso, postergar atividades para os últimos instantes pode potencializar uma série de outros problemas, como a ansiedade.
#5 - SISTEMA DE RECOMPENSAS
Uma boa estratégia para evitar a procrastinação é estipular algumas recompensas pelas pequenas metas cumpridas. Com o estímulo dos "mini presentes", dá para estruturar uma rotina mais produtiva e focar no trabalho sempre que distrações externas aparecerem. Essas recompensas podem ser desde um simples café em um horário específico ou um docinho a mais após o almoço.
Sobre Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
[+] Artigos de Rudiney Freitas